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É algo que começa a fazer parte do quotidiano de qualquer fábrica de automóveis: ver sair da linha de montagem um carro sem que ninguém esteja ao volante.
A Ford está a testar tecnologias de inteligência artificial para que os seus veículos eléctricos se auto-conduzam nas instalações fabris em Colónia, na Alemanha.
O projecto de investigação E-Self integra um conjunto de iniciativas para melhorar o Centro de Veículos Eléctricos em Colónia.
Esta solução, além de aumentar a eficiência e a segurança na fábrica, permite às viaturas fazerem os testes finais de forma autónoma, assim como o autocarregamento e o estacionamento para o posterior despacho
O E-Self usa a comunicação veículo-com-a-infraestrutura para controlar e monitorizar as viaturas. Sensores em redor da fábrica identificam riscos ao longo do percurso para abrandar a velocidade ou mesmo imobilizá-los.
Só na fase de testes finais é que poderão ser efectuadas cerca de uma dezena de deslocações entre diferentes locais, antes de os veículos ficarem estacionados nos pontos de recolha para o seu posterior transporte.
Este processo é válido para todos os modelos com transmissão automática, controlo electrónico de estabilidade, travão de mão eléctrico e direcção com assistência eléctrica.
O único requisito adicional é uma unidade de comunicação inteligente, para permitir a interacção com a infra-estrutura.
A Ford revelou em Março o novo Explorer 100% eléctrico, que será também a primeira viatura eléctrica de passageiros da marca a ser construída em série naquela fábrica ainda este ano.
Até 2026, a insígnia americana planeia colocar anualmente 600 mil "eléctricos" no mercado europeu, tendo como objectivo oferecer, até ao final da década, uma gama 100% eléctrica.
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