A rede de radares SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai crescer e alguns deles serão capazes de controlar a velocidade média entre dois pontos e medir a velocidade dos veículos que circulam lado a lado.
Os Locais de Controlo de Velocidade (LCV) vão passar de 60 para 110, com os 50 novos LCV a estarem equipados com 30 novos radares: 10 medem a velocidade média entre dois pontos e 20 permitem o controlo da velocidade instantânea.
Os radares que medem a velocidade média entre dois pontos, os primeiros do género em Portugal, prometem declarar guerra aos condutores que abrandavam na passagem pelo radar. Outra das novidades é o controlo, em simultâneo, de vários veículos, mesmo que circulem lado a lado.
Este aumento da rede SINCRO foi aprovado em Conselho de Ministros a 30 de Julho e tem um prazo de execução contractual de cinco anos. O custo total da operação vai rondar os 8,5 milhões de euros.
A ANSR não divulgou a localização dos 50 novos LCV, mas confirmou alguns dos locais onde estes novos aparelhos serão usados:
Recorde-se que de acordo com a ANSR, nos quatro anos de funcionamento da rede SINCRO, registaram-se menos 29% acidentes com vítimas, menos 82% de vítimas mortais, menos 26% de feridos ligeiros e menos 57% de feridos graves nos locais onde os radares deste sistema foram colocados.