Pesquisa
Segurança
PSP alerta condutores lisboetas para burlões que criam falsos acidentes
17:50 - 22-08-2019
 
PSP alerta condutores lisboetas para burlões que criam falsos acidentes

A Polícia de Segurança Pública (PSP), através do Comando Metropolitano de Lisboa, emitiu um alerta para a população da cidade de Lisboa que dá conta de situações de possíveis burlas aos automobilistas.

"Foi identificado pela PSP um esquema de falsos danos provocados em viaturas, onde os seus condutores tentam obter valores monetários para o suposto arranjo das mesmas", pode ler-se no comunicado da PSP, que também informa que "os suspeitos costumam seleccionar as suas vítimas em parques de estacionamento, seguindo-as quando iniciam a sua marcha".

Depois disto, seguem as vítimas e "buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo. Acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas, exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos. Tendem a alegar que estão com pressa e que não podem esperar pela Polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável", pode ler-se.

De acordo com a PSP, as vítimas usadas pelos suspeitos apresentam mesmo os referidos danos e, por vezes, para dar mais credibilidade à história, chegam a causar danos às viaturas das vítimas, sem que estas o percebam.

A PSP mais informa que desde o início deste ano "já foram registadas 30 burlas com este modus operandi, tendo sido detidos dois suspeitos e identificados outros nove".

O que fazer?

  • Sempre que seja interveniente em acidente de viação, de que não se tenha apercebido, não entre em acordo com um indivíduo que pede dinheiro. Deve sempre chamar as autoridades ao local.
  • Tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a Polícia).
  • Denuncie sempre que seja vítima de burla ou de tentativa de burla. O conhecimento das situações é essencial para uma eficaz investigação.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.