Pesquisa
Segurança
É isto que acontece num teste de colisão de uma autocaravana…
18:17 - 15-05-2019
 
É isto que acontece num teste de colisão de uma autocaravana…

Na Suécia, o registo de novas autocaravanas cresceu 50 por cento por comparação com 2014, de acordo com os dados da Trafikverket, a Administração dos Transportes da Suécia. Isso obrigou a que a segurança em torno deste tipo de veículos fosse reforçada e a que a Trafikverket fizesse os seus próprios testes de colisão às caravanas.

De acordo com a mesma instituição, pelo menos seis pessoas morreram em acidentes de autocaravanas naquele país desde 2014, sendo que mais de 100 ficaram feridos. O tipo de colisão mais comum é o choque frontal e foi esse o principal foco de incidência destes "crash tests".

É isto que acontece num teste de colisão de uma autocaravana…

Importa referir que a Trafikverket usou como referência os métodos da Euro NCAP, pelo que neste teste a autocaravana embateu numa barreira estática enquanto circulava a uma velocidade de 64 km/h.

Não foram divulgados quais os modelos usados, mas a Trafikverket garante que ambos assentam numa plataforma que é usada por 84 por cento da indústria das autocaravanas, pelo que estes testes são bastante representativos da maioria das caravanas que circulam nas estradas.

O resultado do teste impressiona pelo impacto que causa a qualquer um destes modelos. No primeiro modelo, a dianteira ficou totalmente destruída e a cabine empurrada para trás. Já o segundo foi ainda pior, uma vez que a cabine ficou quase toda separada da plataforma.

Mas o melhor mesmo é ver o vídeo. O primeiro teste acontece aos 2 minutos e 15 segundos e o segundo por volta do minuto 3:15.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.