O
SEAT Ateca,
Alfa Romeo Giulia e
VW Tiguan passaram com distinção os testes de segurança realizados pela Euro NCAP, uma entidade que funciona sob a égide da União Europeia com o objectivo de atestar a segurança dos automóveis que surgem no mercado. Os três modelos garantiram cinco estrelas (pontuação máxima) apesar de terem sido testadas versões base, sem equipamento opcional, que pode ser considerado se o construtor assim o requerer. Qualquer destes modelos apresentou um nível de equipamento de série elevado, com destaque para a travagem de emergência.
SEAT ATECA. O SUV da marca espanhola do Grupo VW garantiu 93% ao nível da segurança garantida aos adultos no habitáculo e 84% em termos de protecção das crianças. Apesar da zona frontal elevada, registou 71% na protecção de peões em situações de atropelamento e, tal como o Alfa Romeo Giulia não impressionou no equipamento de segurança 60% que vai dos "apitos" de alerta quando não se coloca o cinto de segurança, aos avisadores de ultrapassagem da faixa de rodagem.
SEAT Ateca têm cinco estrelas NCAP
ALFA ROMEO GIULIA. O modelo italiano teve um excelente desempenho em termos da protecção dos adultos (98%) e até mesmo das crianças (81%) que se deslocam no interior do automóvel da marca de Arese, mas também dos peões (69%). Foi mais modesto na valorização dos sistemas de segurança (61%) sem que isso tenha tido grande influencia na media final.
VOLKSWAGEN TIGUAN. A protecção dos adultos valeu 96% ao SUV da marca de Wolfsburg, que obteve 84% no campo da protecção das crianças transportadas no habitáculo, apesar da protecção dos peões ter ficado nos 72%. O equipamento se segurança garantiu 68%, o valor mais elevado entre os três modelos que passaram pelo crivo dos testes, apesar os 68% registados não sejam um valor muito superior ao dos restantes.
VW Tiguan têm cinco estrelas NCAP