A Volkswagen acaba de mostrar as primeiras imagens do próximo concept que vai desvendar em Janeiro, no Salão Automóvel de Detroit. E apesar destas imagens não revelarem muito, ajudam a confirmar os rumores de que se trata de um novo Microbus – ficou conhecido em todo o mundo como o "pão-de-forma"- eléctrico por que todos ansiávamos.
A marca de Wolfsburgo caracteriza-o como sendo um
"veículo multi-funcional para uma nova era", sendo que este conceito tem como objectivo unir
"as origens lendárias da Volkswagen e o seu futuro eléctrico". E se a estas descrições avançadas pela marca juntarmos as três imagens reveladas pela VW percebemos que o Microbus eléctrico encaixa perfeitamente neste perfil.
Volkswagen Concept I.D.
Além do conceito, este Microbus eléctrico partilha igualmente a plataforma modular (MEB) com o concept I.D. que a Volkswagen
apresentou no passado Salão Automóvel de Paris (ver galeria acima). Equipado com dois motores eléctricos e tracção integral – ainda que possam surgir propostas com tracção traseira e apenas um motor -, espera-se que esta proposta seja um passo em frente no que a tecnologias autónomas diz respeito. Os rumores apontam para capacidades totalmente autónomas graças a sensores ultra-sónicos, scanners, radares e câmaras.
É ainda seguro afirmar que o desenho deste Microbus será uma evolução face ao concept Budd-e (ver galeria abaixo) que a Volkswagen apresentou no início deste ano, na CES.
Volkswagen Concept Budd-E
Recorrendo à plataforma MEB – desenvolvida especificamente para a família "emissões zero" da VW -, a Volkswagen consegue distribuir as baterias pelo "chão" do veículo (tudo aponta para uma autonomia a rondar os 500 km), o que permite enormes ganhos ao nível do espaço interior. Isto permite acomodar sete passageiros no habitáculo.
É conhecido que a Volkswagen pretende que o primeiro I.D. concept dê lugar a um veículo de produção em 2019 e apesar de não haver nenhuma confirmação, este segundo concept eléctrico que a Volkswagen vai apresentar deverá ter o mesmo destino.