O Smart ForTwo foi pensado para ser um pequeno utilitário citadino, confortável, fácil de conduzir e… relativamente acessível. Mas "acessível" é um termo que não existe no dicionário da Brabus, conhecida preparadora alemã que se apresentou no Salão Automóvel de Genebra com o Ultimate E Shadow Edition, um Smart ForTwo que custa… 64.900 euros!
É difícil justificar um preço como este quando se está a falar num Smart ForTwo, ainda para mais porque com a fiscalidade do nosso país este valor "dispara" para valores ainda mais absurdos. Porém, esta é uma edição limitada a apenas 28 unidades, número que faz desta uma das versões mais exclusivas do famoso citadino da Daimler.
A imagem exterior destaca-se pelo "kit" de carroçaria completo que lhe garante um "look" mais musculado e uma imagem agressiva. A "culpa" é das cavas das rodas mais pronunciadas, dos pára-choques mais desportivos e claro, do enorme difusor traseiro. E isto para não falar das jantes de 18 polegadas montadas em pneus 205/35 (frente) e 235/30 (atrás).
No interior destaca-se o acabamento em pele vermelha, os acabamentos em fibra de carbono e alumínio e claro, a placa numerada que assinala o número de cada edição. Mas os tapetes personalizados também saltam à vista, já que contam com um acabamento semelhante ao que encontramos nos bancos.
As vias foram dilatadas e a suspensão foi rebaixada para aumentar a estabilidade e melhorar a dinâmica em estrada. E é aqui que entra o motor, que também levou um "tratamento especial" por parte da Brabus.
De série o ForTwo EQ Cabrio conta com uma motorização eléctrica que produz 92 cv de potência e 180 Nm de binário máximo, mas a Brabus deu-lhe mais 10 cv e 20 Nm. Contas feitas, o Brabus Ultimate E Shadow Edition consegue chegar aos 130 km/h e precisa de 10.9 segundos para passar dos 0 aos 100 km/h.