O Toyota Supra é uma das novidades mais aguardas do próximo Salão Automóvel de Genebra, no início do próximo mês de Março. É um modelo carregado de história e que regressa após uma ausência de 16 anos. Os "leaks" nos últimos dias vão se acumulando e já é possível antecipar os números em torno deste desportivo japonês que foi desenvolvido em paralelo com o novo BMW Z4, bem como a sua imagem. Como tal, é tempo de reunir a informação já conhecida acerca deste modelo de forma a perceber o que podemos esperar da apresentação que vai ocorrer no certame suíço.
É impossível saber se este Toyota Supra Racing Concept se fará acompanhar no certame helvético por uma versão já mais próxima de produção do Supra, mas a verdade é que esta questão pouco importa, já que o carro que serviu de base a esta versão "racing" é o Supra que estará à venda já no próximo ano.
Importa salientar que os rumores que garantiam que a linguagem de estilo do FT-1 Concept ia ser transportada para o Supra se confirmam, já que as semelhanças entre esse concept e este Toyota Supra Racing Concept são mais do que óbvias (ver galeria acima).
Explicado que está o design do novo Supra, importa reunir tudo o que se sabe acerca das… performances! É que recentemente "fugiram" para a "net" os detalhes técnicos do desportivo japonês, onde foi possível confirmar que terá 4390 mm de comprimento, 1855 mm de largura e 1290 mm de altura, bem como uma distância entre eixos de 2470 mm. O mesmo é dizer que este novo Supra será 140 mm mais curto, 45 mm mais largo e 15 mm mais alto que o Supra original. Por seu turno, o peso estará fixado nos 1496 kg, valor que representa um aumento de 250 kg face ao mais pequeno Toyota GT86 e menos 14 kg que o Supra original.
Também os números referentes ao motor do novo Supra foram revelados. Debaixo do "capot" estará um bloco de seis cilindros e 3.0 litros que irá produzir 335 cv de potência e 450 Nm de binário máximo. Este motor será uma derivação de um bloco da BMW que também será usado pelo Z4, tal como a caixa de oito velocidades.
Não sabemos do que este Supra será capaz de fazer no registo da aceleração dos 0 aos 100 km/h nem qual será a sua velocidade máxima, pelo que teremos que esperar pelo próximo dia 6 de Março para ver estas questões respondidas.