Depois do
anúncio "online", a SEAT levou a versão mais robusta do SUV Ateca, denominada Ateca X-Perience, para o Salão Automóvel de Paris.
Criado e pensado para ser a escolha dos condutores mais aventureiros, que se queiram lançar por estradas de terra ou neve, este Ateca X-Perience vinca ainda mais o carácter "off-road" do SUV espanhol, muito por culpa da maior altura ao solo e dos pneus de elevado perfil.
O "look" exterior também acompanhou esta mudança de personalidade e ficou mais robusto e agressivo. Os guarda-lamas e os estribos laterais cresceram e estão mais salientes, bem como as jantes, que são de 18 polegadas e de desenho exclusivo. A pintura, em verde-azeitona fosco, também foi pensada para destacar o lado aventureiro deste Ateca e é à prova de riscos. E embora a marca de Martorell afirme que o modelo que foi mostrado no Salão Automóvel de Paris se trata de um concept, é seguro afirmar que a versão de produção será praticamente igual.
Dentro do habitáculo, o "tratamento" foi semelhante ao que encontramos no exterior, com destaque para o ecrã multimédia de 8 polegadas que incorpora as mais recentes opções de conectividade, tais como o Apple Car Play e o Android Auto.
No que a motorizações diz respeito, este Ateca X-Perience conta com um motor de 2.0 litros TDI de 190 cavalos de potência e 400 Nm de binário máximo, sendo que está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades que "distribui" a potência pelos dois eixos.
A SEAT garante que já recebeu mais de 21 mil encomendas para o Ateca, pelo que é esperado que este X-Perience seja lançado no mercado já no próximo ano, de forma a potenciar ainda mais as vendas do SUV da marca espanhola, que, ao que tudo indica, também poderá avançar para um SUV mais compacto já em 2017, que se irá chamar
Arona.