Protótipos não faltam na abertura do salão de Tóquio, ainda que no primeiro dia reservado aos "Media", mas há um que, pela sua proximidade da realidade e pelo seu realismo quanto a um modelo de produção, se destaca dos muitos exercícios de imaginação: o "concept" Mazda Kai antecipa já com formas muito concretas o que deverá ser a futura geração do Mazda 3 e… como evolui!
A marca nipónica apresenta o Kai como o seu próximo passo na evolução da sua linguagem de "design" que designa pelo termo "Kodo". E, se bem que haja aqui muitos elementos de "show" que conferem ao Kai uma agressividade e uma atitude que um familiar de produção (ainda) não poderá ter para ser mais consensual, contém outras pistas que nos mostram como o próximo Mazda 3 pode ser entusiasmante.
Aquilo que já é apelidado de "Kodo 2.0" mantém a grelha imponente como elemento de forte personalidade na dianteira, jogando comuma ligação aos faróis muito finos. Mas, depois, houve uma clara troca das muitas arestas por superfícies mais curvas e arredondadas que permitem constantes jogos de luz, como se fossem os reflexos a moldar constantemente as formas do carro. E a traseira é muito mais arredondada que a do Mazda 3, procurando dar uma sensação de maior dinamismo, quase de "coupé".
Este Kai tem 4,42 m de comprimentos, 1,85 m de largura e 1,37 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 m. Ou seja, o Kai é ligeiramente mais curto, largo e baixo que o actual Mazda 3, tendo uma distância entre eixos quase 5 cm superior. O que deixa antever maior espaço num habitáculo marcado pelo minimalismo e simplicidade máxima, numa interessante opção como se nada existisse para distrair o condutor do prazer de condução.
Com este protótipo, a Mazda anuncia também a chegada da mais recente evolução da plataforma Skyactiv que será estreada no novo Mazda 3. Bem como da nova geração de motores a gasolina Skyactiv-X que anuncia um aumento de 10 a 30% no binário, com redução de 20 a 30% nos consumos, face aos actuais e já competentes motores da família Skyactiv-G.