A Renault apresentou no Salão Automóvel de Paris o concept Renault K-ZE, um protótipo que antecipa um pequeno (e barato!) SUV eléctrico a lançar na China, já em 2019.
A versão de produção vamos vê-la primeira vez em 2019, quando for lançada na China, o maior mercado mundial de veículos eléctricos. A produção ficará a cargo da e-GT New Energy Automotive, uma empresa especializada em automóveis eléctricos criada pela Nissan e pelo Dongfeng Motor Group.
Com linhas estéticas muito próximas das que já conhecemos do Captur, este SUV eléctrico tem uma autonomia de 250 km, de acordo com o ciclo NEDC, e apesar do preço baixo que a Renault quer praticar, terá "modernices" como sensores de estacionamento traseiros, câmara de assistência ao estacionamento e um ecrã táctil que serve de terminal multimédia.
Além deste K-Ze, Ghosn revelou ainda de forma oficial o plano estratégico futuro da marca, denominado "Drive the Future" e confirmou versões híbridas e híbridas "plug-in" para os modelos Clio, Mégane e Captur, disponíveis a partir de 2020.
A nova geração do Renault Clio, cuja apresentação está marcada para o próximo ano, terá uma variante híbrida a partir de 2020, ao passo que os novos Mégane e Captur contarão com uma variante com mecânica híbrida "plug-in".
A versão híbrida normal, disponível inicialmente apenas no Clio, contará com dois motores eléctricos associados a um motor a combustão, sendo que a potência e a cilindrada ainda não são conhecidas. Certo, para já, é que estes dois propulsores eléctricos vão operar de maneira sequencial e de acordo com a velocidade a que se circula. A baixa velocidade apenas um motor eléctrico entrará em acção, sendo que o segundo só será "chamado" quando for necessário um "boost" de potência.
Por seu turno, a mecânica híbrida "plug-in" que chegará ao Mégane e ao Captur será formada por um bloco de 1.6 litros e quatro cilindros de origem Nissan que vai trocar a habitual sobrealimentação por um motor eléctrico, para um aumento de potência. Esta versão terá um "pack" de baterias de 9.8 kWh e terá uma autonomia a rondar os 50 quilómetros.
Os detalhes em torno destas propostas híbridas ainda são escassas, mas os mais recentes rumores sugerem que a marca gaulesa poderá apelidá-las de "e-Tech", denominação que o próprio Ghosn usou durante esta apresentação.