A Renault apresentou a "plataforma open mind" no CES em Las Vegas. Realizada com base no Twizy é uma proposta para start-ups, laboratórios independentes, clientes privados e investigadores interessados em copiar ou modificar o modelo da marca francesa para criar um veículo personalizado ou numa base para trabalhos científicos.
A plataforma Renault Twizy é proposta sem elementos da carroçaria, apenas com o chassis, motor, o sistema eléctrico e as baterias, permitindo a criação de novos modelos, reduzido o tempo de desenvolvimento e o investimento necessário. A ideia nasceu de uma parceria entre a Renault e a OSVehicle, uma empresa de serviços partilhados, que sustenta as suas propostas de valor, em requisitos de flexibilidade, rapidez e redução de custos (B2B).
LIGAÇÕES LUMINOSAS. Paralelamente a marca francesa e a Pilot, um fornecedor de acessórios electrónicos móveis, mostraram o protótipo um cabo luminosos para a ligação de um veículo ao sistema de carga. Realizado com base na tecnologia Light Pulse, o cabo indica o nível de carga e a circulação da corrente eléctrica, piscando de acordo com o fluxo da corrente. A frequência deste "pisca-pisca" reduz-se à medida que a carga se completa, até ficar todo iluminado quando o processo está concluído. É um gadget que nasceu com base num sistema que a Piloto já utiliza para smartphones e tablets.
PARA PILOTOS AMADORES. Em colaboração com a Sensoria, uma empresa com vasta experiencia na criação de "vestuário inteligente" ) como uma t-shirt capaz de registar o ritmo cardíaco do utilizador), a Renault desenvolveu uns sapatos sensoriais que podem recolher e transmitir para uma App vário tipos de informações como a rapidez dos movimentos, a força de travagem e os movimentos no acelerador. É outro gadget, desta vez virado para os pilotos amadores, que podem recolher informações curiosas sobre o seu desempenho em pista…