Podemos elencar o aumento das dimensões, as novidades estéticas, a melhoria do espaço habitável e até as novas tecnologias de auxílio à condução ou o ecrã táctil com novas capacidades de conectividade. Mas não há volta a dar, o grande destaque da
segunda geração do Mini Countryman tem mesmo de ir para a versão híbrida plug-in, a primeira variante electrificada comercializada pela marca. E, como não poderia deixar de ser, a versão "electrificada" é um dos grandes destaques da Mini no Salão Automóvel de Los Angeles.
Não estará disponível logo no lançamento comercial desta segunda geração, em Fevereiro de 2017, apenas devendo chegar ao mercado três meses depois, mas o Mini Cooper S E Countryman ALL4 (é esta a designação oficial) é a coqueluche da renovação do maior dos Mini. A mecânica já é conhecida do 225 xe, modelo da "irmã mais velha" BMW e com méritos reconhecidos.
À frente estará o motor de três cilindros, turbo, e 1,5 litros, com 136 cv, acoplado à caixa automática Steptronic de 6 velocidades, movendo as rodas dianteiras. No eixo traseiro estará um motor eléctrico de 65 kW (equivalente a 88 cv) que move as rodas posteriores através de uma caixa de uma única velocidade. Isso faz com que este Mini híbrido mereça o logo ALL4, pois torna-se um quatro rodas motrizes, embora possa funcionar apenas com as rodas da frente a "puxar" ou só com as de trás a "empurrar".
O motor eléctrico vai buscar a energia de que necessita à bateria de iões de lítio de 7,6 kWh de capacidade que se encontra sob o banco traseiro que, por isso, nesta versão está milimetricamente subido. Também a bagageira sofre uma diminuição da sua capacidade, embora a marca, sem anunciar valores, refira que é uma redução pequena. Numa tomada de 240 Volts, o carregamento da bateria demora cerca de 3h15.
A combinação dos dois motores faz com que o Mini Cooper S E Countryman ALL4 debite um total de 224 cv e 385 Nm, conseguindo acelerar até aos 100 km/h em menos de 7 s! Por outro lado, tem a possibilidade de rodar em modo puramente eléctrico, conseguindo uma autonomia máxima de 40 km. Mas também pode atingir os 125 km/h sem gastar gasolina, caso em que, todavia, a autonomia eléctrica não chegará certamente aos 40 km…
Aliás, este Countryman híbrido tem três modos de condução seleccionáveis, dois dos quais eléctricos: AutoeDrive permite rodar em modo eléctrico até um máximo de 80 km/h; MaxeDrive permite atingir os tais 125 km/h; e há ainda o modo Save Battery que faz com que apenas funcione o motor a gasolina (altura em que o Countryman se torna num tracção dianteira), de forma a manter a carga da bateria sempre acima dos 90% para o caso de ser necessária antes de entrar numa zona urbana, por exemplo.
Para o Cooper S E Countryman ALL4, a Mini anuncia emissões de CO2 de apenas 49 g/km, a que corresponde um consumo médio de 2,1 l/100 km. Valor notável que contará, obviamente, com bastantes quilómetros feitos a gastar… electrões! Com o Countryman a Mini electrifica-se, muitas décadas depois de se ter tornado famosa pelos seus modelos… electrizantes!