A Pirelli aproveitou a passagem pelo Salão Automóvel de Genebra para apresentar duas inovações que prometem ajudar a melhorar a experiência dos utilizadores.
A primeira inovação está relacionada com a capacidade de personalização, com a fabricante de pneus a passar a oferecer versões coloridas dos seus modelos P Zero e Sottozero. Segundo a marca, esta novidade exigiu que os seus engenheiros recorressem a novos materiais e a novos sistema de protecção no sentido de manter as cores dos pneus vivas.
Estes pneus já estão disponíveis para encomenda e medem 19 (ou mais) polegadas, ainda que numa fase inicial estejam apenas disponíveis para supercarros e hipercarros. Contudo, já está garantido que em breve também vão chegar aos automóveis do segmento "premium".
As cores disponíveis são amarelo, vermelho, branco e cinza. E tal como referimos acima, estes pneus estão protegidos por um novo material que funciona como uma espécie de barreira e que permite manter o brilho das cores ao longo do tempo e do uso.
Mas esta não foi a única novidade que a fabricante de pneus levou ao certame helvético, já que apresentou o revolucionário sistema "Pirelli Connesso", que consiste num sensor que é introduzido no pneu e que vai permitir aos condutores "comunicar" com os pneus.
Este sensor será capaz de medir a pressão, temperatura, carga vertical estática, desgaste e número de quilómetros feitos por cada pneus, sendo que esta informação é depois armazenada numa "nuvem virtual" que depois pode ser consultada através de uma aplicação de smartphone.
Ao contrário do que acontece com a maioria dos sistemas "on-board" de monitorização da pressão dos pneus, este sistema "Pirelli Connesso" pode funcionar com o carro em andamento ou com o veículo parado e no futuro será capaz de detectar (remotamente) descidas na pressão dos pneus.
Esta tecnologia estará disponível nos modelos P Zero e Sottozero e este serviço será lançado já este Verão nos Estados Unidos, sendo que só depois será introduzido na Europa e no Extremo Oriente.