A Nissan apresentou em Genebra o IMQ. Mais do que um "concept car" é uma pista para o futuro de uma marca, que tem no Qashqai o seu grande protagonista.
Este SUV mostra o caminho apontado pelos designers da marca japonesa, o que permite concluir que pode ser uma base de trabalho, mas não será (para já) a forma definitiva de qualquer proposta. Para além da imagem o IMQ também aponta para a aposta da Nissan no campo da motorização.
Nesse campo não há dúvidas que o futuro passa pela electrificação e este SUV é um hibrido realizado com base na motorização e-power, que a Nissan já disponibilizou no seu mercado interno. O sistema conta com um motor a gasolina cuja única função é a carga da bateria. Na versão presente em Genebra, a potência chega a uns 340 cv e 700 Nm de binários, valores que nenhum modelo deste segmento virá a oferecer.
O protótipo mostrou outras soluções inovadoras como as quatro rodas direccionais, para garantir a potência necessária a cada roda em cada momento. O enorme ecrã interior e o interface 3D "Invisible-to-Visible", um sistema de realidade aumentada que permite ao condutor antecipar a sua reacção a situações que ainda não viu à sua frente, como acontece em cruzamentos ou esquinas no meio da cidade.