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Pode parecer estranho como um construtor artesanal vindo da Croácia ganhou fama em tão pouco tempo, mas a Rimac entrou no mercado com híper desportivos tão invulgarmente avançados e de "performances" tão… impensáveis que se tornou num caso quase viral! E se o Concept One já era algo de invulgar, o novo C-Two apresentado em Genebra ultrapassa tudo o que se poderia imaginar.
Claro que a andar desta forma a bateria não deverá durar para uma grande viagem mas se o condutor adoptar um ritmo mais calmo a autonomia poderá chegar, segundo o ciclo NEDC, aos 650 km. Tecnologicamente, o funcionamento do Rimac C-Two é de grande complexidade pois, tendo um motor por roda, tem duas caixas de velocidades, uma com uma única mudança no eixo dianteiro, outra com duas velocidades no eixo traseiro. E tudo isto tem de funcionar em harmonia, além de dar a possibilidade ao condutor de escolher como quer que o carro funcione, tanto podendo desligar o eixo dianteiro, como optar por uma distribuição perfeita da potência de 50% por cada eixo.
O C-Two é feito numa monocoque em carbono, com uma carroçaria que inclui detalhes aerodinâmicos com grande influência na forma como o carro se mantém colado à estrada. Como a abertura no "capot" dianteiro por onde passa o ar que exerce uma pressão descendente sobre a frente, a asa traseira com efeito de travão aerodinâmico ou o fundo do carro trabalhado para a canalização ideal do carro e com "flaps" activos.
Por dentro, o Rimac C-Two tem um bom nível de requinte, com revestimentos em pele e alcantara. O ambiente é tão futurista quanto o carro em si, com um painel de instrumentos num ecrã em frente ao condutor e um grande ecrã central mesmo à mão, com todas as funções. Curiosa é a colocação de um discreto extintor cinzento numa posição de fácil acesso. Os projectistas da Rimac ainda se recordam do mediático despiste de Richard Hammond, quando ainda apresentava o "Top Gear" e que acabou com um Concept One consumido pelas chamas e o britânico no hospital…
Além desta tecnologia, o Rimac C-Two pode ainda usar a Inteligência Artificial em diversos dispositivos, nomeadamente para utilizar o reconhecimento facial para destrancar o carro e ligar os motores. O construtor croata diz que pretende começar a construir o C-Two no final deste ano e que não pretende fazer mais de 150 unidades. O preço ainda se mantém em segredo, mas deve estar ao nível das impressionantes prestações do C-Two!