A Porsche confirmou esta quinta-feira que vai apresentar a oitava geração do Porsche 911 em Los Angeles, no próximo dia 27 de Novembro, 55 anos após a apresentação do modelo 911 original.
Originalmente conhecido como Porsche 901, este desportivo contava com um motor Boxer com seis cilindros refrigerado a ar que desenvolvia 130 cv de potência. Em 1964, quando finalmente chegou ao mercado, ganhou o nome 911 por culpa de uma disputa sobre direitos de nome com a Peugeot. A forma e as "performances" do 911 rapidamente fizeram com que fosse reconhecido como um verdadeiro Porsche. Era o nascer de um mito que ainda dura.
A expansão da gama 911 continuou nos anos seguintes, com a marca de Estugarda a apresentar o 911 Targa em 1965. A Porsche descrevia-o como o primeiro "descapotável seguro", por culpa do arco de segurança com 20 centímetros de largura, sendo que o nome "Targa" era uma referência directa à corrida Targa Florio, na Sicília.
A evolução do 911 original continuou nos anos seguintes, com a Porsche a mostrar o 911 S de 160 cv em 1966 e o 911 T com 110 cv em 1967. A partir de 1969, a distância entre eixos cresceu 57 mm (até aos 2.268 mm) e a era do motor de 2.0 litros terminou. A cilindrada subiu inicialmente até aos 2.2 litros e mais tarde, em 1972, até aos 2.4 litros.
Mas a versão que acabaria por coroar a primeira geração do Porsche 911 foi o 911 Carrera RS 2.7 com a sua asa traseira "duck-tail". Tinha apenas 1.000 quilos e desenvolvia uma potência de 210 cv, números que lhe permitiam ultrapassar a barreira dos 245 km/h.
O próximo capítulo desta história com 55 anos chega para a próxima semana, resta agora saber que surpresas a Porsche preparou para a oitava geração do 911.