A grande novidade da Toyota para o Salão Automóvel de Detroit é o novo Supra, pelo que a Lexus, a divisão de luxo da marca nipónica, resolveu mostrar o Lexus RC F horas antes da abertura do certame que se realiza na "Motor City".
Escusado será dizer que esta novidade não passou despercebida a ninguém, até porque ao lado deste novo RC F a Lexus resolveu mostrar uma versão mais radical, denominada "Track Edition". Mas vamos por partes.
O novo RC F conta com grupos ópticos redesenhados, uma nova grelha dianteira e um novo pára-choques traseiro. A isto junta-se uma nova afinação da suspensão, suportes de motor mais rígidos e novos suportes de direcção.
O bloco V8 naturalmente aspirado de 5.0 litros também foi revisto e ganhou 5 v de potência e 8 Nm de binário, para um total de 479 cv e 536 Nm. Além deste motor, que surge acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, a lista de novidades conta ainda com uns novos pneus Michelin Pilot Sport 4S (desenhados para esta versão) e um "launch control" de série.
Em paralelo com o novo RC F, a Lexus mostrou uma versão radical denominada Track Edition. Esta variante conta com o mesmo motor V8 de 5.0 litros da versão "normal", mas passou por uma rigorosa dieta e ganhou uma aerodinâmica mais apurada.
De acordo com a Lexus, este RC F Track Edition conta com menos 80 quilos que o RC F "normal", graças à instalação de vários componentes em alumínio e de muitos painéis em fibra de carbono.
A imagem exterior é agora marcada por um "kit" aerodinâmico mais agressivo que tem na enorme asa traseira e no "splitter" dianteiro a sua expressão máxima. Estes elementos, ambos em fibra de carbono, são acompanhados por um novo painel de tejadilho e por um "capot" igualmente em carbono.
O "look" exterior, marcado pela fibra de carbono exposta, só fica completo com um conjunto de jantes BBS de 19 polegadas – inspiradas na versão RC F do GT3 – e com as pinças vermelhas dos travões carbocerâmicos da Brembo.
Contas feitas, e graças a esta rigorosa dieta, o novo Lexus RC F Track Edition é capaz de acelerar dos 0 aos 96 km/h em apenas 3,96 segundos, registo que faz dele cerca de duas décimas mais rápido que o Lexus RC F convencional.