A Audi apresentou no Salão Automóvel de Genebra o novo RS5, que apesar de ter partilhado o palco com a nova "arma" da marca de Ingolstadt para o DTM, o Audi RS5 DTM, foi a grande "estrela" da fabricante germânica para o primeiro dia de imprensa do certame helvético.
No que à assinatura de linguagem diz respeito, este RS5 é facilmente identificável com a restante gama "A5". Porém, conta com detalhes que ajudam a vincar a sua "veia" desportiva. Falamos de entradas de ar maiores, de uma grelha de maiores dimensões – e com a assinatura "quattro" -, entradas de ar laterais e cavas das rodas mais largas.
A isto acrescenta-se o enorme difusor traseiro, as ponteiras de escape ovais, o pequeno "lip-spoiler" traseiro e as enormes jantes de 19 polegadas, ainda que estejam disponíveis versões mais imponentes de 20 polegadas.
Mas se ao nível do exterior as mudanças não foram radicais, o mesmo não se pode dizer do motor, que é completamente novo. Trata-se de um bloco V6 biturbo de 2.9 litros que produz 450 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, um aumento de 170 Nm face ao modelo anterior. Estes "números" permitem que este RS5 acelere dos 0 aos 100 km/h em 3.9 segundos e que chegue aos 280 km/h de velocidade máxima (com o pacote opcional "dynamic package").
Com um peso total de 1655 kg (menos 60 kg do que o seu antecessor), este RS5 está bastante mais próximo do solo do que o A5 convencional (ainda que a Audi não especifique quanto) e conta com uma suspensão com Dynamic Ride Control (DRC) que permite ser ajustada.
Audi RS5 DTM
Além de mostrar o novo RS5 a marca de Ingolstadt também "levantou o pano" à versão de DTM, denominada RS5 DTM (ver galeria de imagens acima). Escusado será dizer que este carro tem uma tarefa complicada em mãos, substituir a "máquina" que deu à Audi o campeonato de construtores no último DTM.
As mudanças ao nível do design estão relacionadas com as alterações no regulamento, ao contrário do motor, que é baseado no bloco que já existia. Trata-se de um V8 de 4.0 litros que debita 500 cv.
A enorme carga aerodinâmica continua a ditar o "estilo" desta proposta, que conta agora com um novo difusor dianteiro e traseiro, e com uma asa traseira que apesar de estar na mesma posição, foi aprimorada.