A Mitsubishi acaba de "levantar o véu" ao novo Eclipse Cross dias antes da sua primeira aparição pública, no Salão Automóvel de Genebra, que arranca já na próxima semana.
Trata-se do primeiro SUV da marca com sede em Tóquio
desde que a Nissan se tornou na sua maior accionista. E se o nome nos é bastante familiar, fazendo clara referência ao desportivo Eclipse que a Mitsubishi vendeu entre 1989 e 2012, o mesmo se pode dizer da linguagem de estilo, sobretudo na dianteira, com a grelha frontal e os grupos ópticos a serem em tudo semelhantes ao que encontramos no Mitsubishi Outlander, modelo que surge acima deste Eclipse Cross na gama da Mitsubishi.
Por outro lado, o design da traseira é dominado por uma "fila" de LED’s que separa o vidro, sendo que de perfil o destaque vai para a linha do tejadilho que adopta um "look" que fica a meio caminho entre um SUV e um coupé, característica que ajuda a destacar a personalidade desportiva deste Eclipse Cross.
No interior destacam-se as linhas dinâmicas e modernas, sendo que a "estrela" deste habitáculo é o ecrã que serve de terminal para o sistema de "infotainment". Para além de permitir a integração com o smartphone através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, este sistema pode ser controlado através de um touchpad semelhante ao que encontramos nos computadores portáteis. Outro dos elementos que merece destaque é o "head-up" display que "projecta" informações para o condutor no pára-brisas, para que este não tenha que desviar o olhar e a atenção da estrada.
No que a motorizações diz respeito, a Mitsubishi anuncia o novo motor a gasolina 1.5 litros turbo associado a uma caixa CV-T de oito velocidades e um bloco diesel de 2.2 litros acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. Para ambas as propostas, a Mitsubishi anuncia um sistema de tracção integral controlado electronicamente e que envia o binário necessário para as rodas traseiras de acordo com cada situação e com o terreno em causa.
Além disso, este Eclipse Cross contará ainda com o sistema AYC (Active Yaw Control) que distribui a potência pelas rodas conforme o ângulo do volante, velocidade do veículo e força aplicada no travão.
A estreia comercial não deve acontecer antes do início do próximo ano, mas teremos que aguardar pela apresentação deste modelo no certame helvético para confirmar essa informação e para perceber se este Eclipse Cross vai ou não receber uma versão híbrida no futuro.