A passagem da Mercedes pelo Salão Automóvel de Detroit ficou marcada pela
apresentação do novo GLA, que recebeu uma ligeira actualização, e pelo anúncio de mais uma variante do Mercedes AMG GT, denominada
AMG GT C, mas a maior revelação da marca de Estugarda foi a confirmação de que vai lançar três novos modelos para a sua "família" de compactos.
Neste momento a marca de Estugarda conta com o Classe A, CLA, CLA Shooting Brake, Classe B e GLA, mas este "leque" vai receber mais três modelos, sendo que é praticamente certo que um deles seja um Classe A Sedan (
como já tínhamos informado) e um GLB, um SUV que ficará a meio caminho entre o GLA e o GLC. No total, a Mercedes vai fazer um investimento total na ordem dos mil milhões de euros na próxima geração dos seus modelos compactos, aumentando assim o seu catálogo nesse campo de cinco para oito modelos.
A publicação britânica "Autocar" garante que a marca de Estugarda já trabalha no Classe A Sedan para fazer frente ao Audi A3 Sedan e ao BMW Série 1 Sedan que é exclusivo para o mercado chinês, citando "fontes com estatuto elevado dentro da Mercedes".
No que ao GLB diz respeito, há quem considere que não existe um "fosso" grande o suficiente entre o GLA e o GLC que justifique a introdução de um modelo intermédio. Contudo, a Mercedes não partilha dessa opinião e já estará a desenvolver um SUV que se vai posicionar entre estes dois modelos e que será denominado GLB. Ligeiramente maior do que o GLA, este GLB vai ter a "mira" apontada aos seus dois rivais germânicos, Audi Q3 e BMW X1.
Recorde-se que neste momento este é um dos mercados mais rentáveis para a Mercedes, com Dieter Zetsche, o patrão da marca de Estugarda, a afirmar que
"desde 2012 a Mercedes vendeu mais de dois milhões de carros compactos em todo o mundo". Mas mais importante ainda é o facto deste segmento estar a atrair novos e jovens clientes para a Mercedes.
"Nos Estados Unidos, metade dos que comprar um Mercedes compacto são novos clientes. E na Europa, a média de idades dos clientes do Classe A caiu em mais de 13 anos comparativamente com 2011".
A próxima geração de Mercedes compactos terá como base uma versão actualizada da plataforma que agora existe e que será denominada "MFA2", sendo que segundo a referida publicação, poderá "receber" blocos de três ou quatro cilindros e irá permitir diferenças visuais acentuadas entre os novos modelos.
"Estamos convencidos de que esta história de sucesso vai continuar, e é por isso que pretendemos expandir a nossa família de modelos compactos de cinco para oito membros", afirmou Britta Seeger, membro do Conselho de Administração da Daimler.
A Mercedes não revelou nenhum detalhe acerca da data de lançamento destes novos modelos, mas os rumores apontam para que a primeira novidade (das três que estão programadas) passará pelo Classe A Sedan, que poderá surgir no mercado antes do final de 2018.