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Mercedes aposta nos híbridos "plug-in" com motores diesel

18:07 - 05-03-2018
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A Mercedes escolheu o Salão Automóvel de Genebra para mostrar dois novos modelos híbridos diesel plug-in. Este tipo de sistema propulsor estará disponível no Classe C e no Classe E e assinala a primeira vez que a marca de Estugarda usa um bloco de quatro cilindros diesel na sua tecnologia híbrida.

Os dois modelos, que irão assumir os nomes comerciais C300 e E300, vão combinar o novo motor diesel de 2.0 litros e quatro cilindros que debita 194 cv de potência com um motor eléctrico que debita o equivalente a 121 cv de potência. Juntos, estes dois propulsores vão debitar um total de 700 Nm de binário disponível logo às 1.400 rpm.

A trabalhar em conjunto com este sistema híbrido estará um "pack" de baterias de iões de lítio com uma capacidade contínua de 13,5 kWh. A Mercedes reivindica que é o suficiente para que estes dois modelos possam andar em modo 100 por cento eléctrico durante um máximo de 50 quilómetros, com a particularidade desta geração de híbridos ter visto a velocidade máxima aumentar para os 140 km/h, por oposição com os "típicos" 130 km/h.

A fabricante com sede em Estugarda garante ainda que esta "pack" de baterias pode ser carregado na totalidade em apenas duas horas usando um carregador rápido, sendo que usando uma tomada normal este tempo de carga sobe para as sete horas.

Estas versões híbridas contam ainda com a tecnologia "ECO Assist", uma funcionalidade (já disponível no S560e plug-in) que tem por base os dados do sistema de navegação, a funcionalidade de reconhecimento de sinais de trânsito e todos os dados gerados pelos assistentes de condução para definir as rotas mais eficientes, sendo que é levado em consideração o desnível da estrada, a resistência aerodinâmica e todas as situações que beneficiem a recuperação de energia.

Os condutores podem ainda optar por uma selecção manual entre quatro modos de condução distintos: Hybrid, E-Mode, E-Save e Charge. O primeiro deixa que seja o automóvel a fazer a melhor escolha possível para o momento, o segundo recorre exclusivamente ao propulsor eléctrico, o terceiro usa o motor diesel e guarda a bateria para mais tarde e o último dá prioridade ao carregamento da bateria enquanto conduz.

 A estreia dos novos Classe C e E plug-in híbridos com motorizações diesel só deverá acontecer lá mais para o final do Verão, sendo que a Mercedes já veio dizer que os carros que estarão em exposição no certame helvético são modelos de "pré-produção" e que ainda estão a ser dados os passos finais antes de seguirem para produção.

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