Pesquisa
Salões
Koenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/h
13:09 - 05-03-2019
 
Koenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/h
Koenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/hKoenigsegg Jesko é um hipercarro de 1.600 cv que chega aos 482 km/h

A Koenigsegg levou ao Salão Automóvel de Genebra deste ano o modelo que vai substituir o Agera RS, que se retirou de cena com vários recordes do mundo. Denominado Jesko, em homenagem ao pai de Christian von Koenigsegg, a marca sueca garante que será capaz de chegar aos 482 km/h de velocidade máxima.

Esta apresentação apanhou toda a gente de surpresa e nem mesmo o pai de Christan sabia que este novo carro seria baptizado com o seu nome. Só no momento da apresentação Jesko von Koenigsegg percebeu que este modelo era uma homenagem a si, que desde sempre ajudou o filho Christian a levar o nome de família ao topo do mundo dos hiperdesportivos.

A alimentar este "monstro" está uma versão modificada do motor V8 de 5.0 litros biturbo da Koenigsegg. Com combustível normal produz 1.280 cv de potência, mas com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina) este número sobe aos 1.600 cv e 1.500 Nm de binário máximo.

Este motor surge acoplado a uma transmissão automática a que a marca sueca chama de "Light Speed Transmission". Trata-se de uma caixa automática de nove velocidades, desenvolvida em casa, que permite saltar mudanças de forma instantânea. A fabricante sueca fala em trocas de mudança "quase à velocidade da luz", mesmo que seja entre uma 7.ª e uma 3.ª.

No que à imagem diz respeito, este Jesko parece resultar da união do design radical e agressivo do Agera RS com as linhas mais suaves e elegantes do Regera. A dianteira é bastante sóbria e conta com um enorme "spoiler", ao passo que a traseira é bastante mais trabalhada e dominada por uma enorme asa traseira (ao estilo dos carros de competição) e por um difusor de dimensões (muito) generosas.  

Contas feitas, este Koenigsegg Jesko é capaz de gerar uma carga aerodinâmica 30% superior à do Koenigsegg One:1 e 40% superior à do Agera RS. O mesmo é dizer que a 482 km/h, a sua velocidade máxima anunciada, este Jesko é capaz de gerar 1.400 quilos de "downforce", aproximadamente o mesmo que o seu peso.

Apesar da velocidade máxima anunciada ser de 482 km/h, nas simulações virtuais a velocidade máxima do Jesko superou os 500 km/h com uma aerodinâmica menos agressiva. Resta agora saber se a Koenigsegg vai tentar bater o recorde de velocidade para um automóvel de produção, que pertence ao Agera RS (447,6 km/h).

A Koenigsegg já confirmou que só vai produzir 125 unidades do Jesko (a um ritmo de 40 ou 50 por ano) e que o preço base começa nos 2,7 milhões de euros… antes de impostos!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.