A Jeep mostrou em Los Angeles o novo Compass. Pode não ser uma novidade absoluta, pois este SUV já está a ser produzido na fábrica do Grupo Fiat/Chrysler Automobiles (FCA) em Goiânia, no Brasil. Mas esta proposta é tão mais importante quanto é vista, a par do Renegade, como um "global-car", um modelo que vai procurar afirmar-se nos mais diversos mercados. A FCA já anunciou que será proposto em 100 países e, por isso, vai contar com 17 motorizações, tão diferentes como cada um dos mercados onde chegar.
Seja qual for o seu destino, e segundo os responsáveis do Grupo FCA, os objectivos do Compass passam pela afirmação das suas capacidades fora de estrada, o grande ADN da Jeep, mas também pelo comportamento dinâmico e modernidade das motorizações.
As primeiras unidades que saíram da fábrica de Goiânia, no Estado de Pernambuco, são destinadas ao mercado latino-americano. O modelo mostrado em Los Angeles, posicionado entre o pequeno Renegade e o Cherokee, é uma proposta para o mercado americano. Depois, teremos de esperar pelo mês de Março e pelo Salão Automóvel de Genebra, para ver o que a FCA reserva para o mercado europeu.
As alterações só podem surgir nas motorizações. A imagem não se altera com a latitude e o Compass latino-americano não é assim tão diferente do americano ou do europeu. São meras questões de detalhe.
O novo Compass pode chegar a Portugal depois do Verão. Nada está seguro porque está decorrer a passagem de testemunho entre o actual importador (o grupo espanhol Bergé) e a Fiat Goup Automobiles, Portugal S.A., um processo que no nosso país nunca será expedito...