Depois de ter mostrado o novo Wrangler no final de Novembro, no Salão Automóvel de Los Angeles, a Jeep foi ao Salão de Detroit revelar ao mundo o novo Cherokee, que ganhou uma imagem mais apelativa e... consensual.
A Jeep percebeu isso e voltou a simplificar a frente deste Cherokee, com os pequenos faróis a concentrarem-se nas ópticas, que foram redesenhadas e ganharam "corpo". Podem parecer alterações pequenas, mas mudam por completo a identidade de um modelo que agora conta com uma imagem mais próxima de outros SUVs da marca do grupo FCA, como o Compass ou o Grand Cherokee.
Mas se a dianteira foi redesenhada, o mesmo não se pode dizer da secção posterior. É difícil perceber o que mudou e só depois de alguns instantes é possível notar que a assinatura luminosa tem um novo desenho, que os reflectores montados no pára-choques estão mais pequenos e que a protecção onde estão "arrumadas" as duas saídas de escape está mais proeminente.
Tal como já tinha acontecido em Dezembro, quando a Jeep libertou as primeiras imagens deste Cherokee renovado, a marca norte-americana mostrou este SUV em duas versões distintas. O modelo vermelho (ver galeria acima) pode ser visto como a variante mais "aventureira" que a Jeep designa de Trailhawk. E isso pode ser visto em detalhes como os enormes ganchos de reboque montados na dianteira ou pela grelha frontal com as icónicas sete barras da marca pintadas de preto. A isto junta-se ainda um pára-choques dianteiro ligeiramente modificado para permitir que este Trailhawk tenha um maior ângulo de ataque, jantes de 17 polegadas, uma maior altura ao solo (fixada nos 22 cm) e pneus todo-o-terreno.
Avançando para o interior percebemos que as saídas de ar foram redesenhadas e toda a zona da consola e da "manete" de mudanças simplificada para ganhar mais espaço útil. À frente do condutor está um display (a cores) de sete polegadas e no topo da consola central está um ecrã táctil de 8.4 polegadas que reconhece os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Outra das novidades é o espaço de carga disponível, que passou dos 697 litros para os 793 litros, sendo que a zona da bagageira está agora 85 mm mais larga. Podem parecer alterações mínimas, mas segundo a marca do grupo FCA são suficientes para acomodar, por exemplo, dois sacos de golfe na mala!
No que a motorizações diz respeito, este Cherokee estará disponível com três modelos diferentes. A versão de entrada será um bloco de 2.4 litros Tigershark de quatro cilindros em linha que debita 180 cv de potência. A grande novidade é o novo bloco 2.0 turbo de quatro cilindros "roubado" ao novíssimo Wrangler. Debita 270 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. Por fim, o topo de gama será o já conhecido bloco V6 Pentastar de 3.2 litros que debita 275 cv de potência. A caixa automática de nove velocidades continua a ser a mesma, mas a marca garante que foi totalmente revista.
Resta saber quantas destas motorizações vão chegar ao mercado europeu e ao nosso país, uma dúvida que poderá ser respondida já no próximo mês de Março, altura em que se realiza o Salão Automóvel de Genebra.