Era a grande surpresa da Infiniti para o Salão Automóvel de Paris deste ano e não desiludiu. Eis o Project Black S Concept, o protótipo da marca de luxo da Nissan criado em parceria com a Renault Sport Formula One Team.
O resultado é um protótipo baseado no Infiniti Q60 Red Sport 400 alimentado por um bloco V6 biturbo de 3.0 litros que produz 405 cv de potência e 475 Nm de binário e por um motor eléctrico montado no eixo traseiro que garante o equivalente a 163 cv de potência extra. Contas feitas, este "monstro" híbrido produz 571 cv de potência e é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos.
Este sistema propulsor híbrido acrescentou aproximadamente 200 quilos de peso ao conjunto, pelo que os engenheiros da Infiniti foram obrigados a pensar numa dieta rigorosa para aplicar a este modelo. A resposta estava, como sempre acontece, na fibra de carbono, que foi usada no "capot", no tejadilho e nos pára-choques, que ganharam entradas de ar mais proeminentes. Isto permitiu que o peso total se fixasse nos 1.775 quilos, apenas mais 24 quilos que a versão "convencional" que lhe serviu de base, o Infiniti Q60 Red Sport 400.
Importa dizer que para além do sistema propulsor híbrido também este "kit" aerodinâmico foi revisto e aprovado pela equipa de Fórmula 1 da Renault Sport, com particular destaque para a enorme asa traseira, para o generoso "spoiler" dianteiro e claro, para o difusor traseiro que encaminha o fluxo de ar que passa por baixo do Project Black S Concept.
A Infiniti confirmou que vai continuar a evoluir este projecto e que está a explorar uma "potencial nova gama" para se posicionar acima do Red Sport 400. O mesmo é dizer que este protótipo pode mesmo vir a receber luz verde para produção. Resta-nos aguardar!