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Ficará como um dos "concepts" mais marcantes deste salão de Genebra, pelo seu visual, certamente, mas acima de tudo pelos horizontes que abre e pelas promessas que deixa, claramente quantificadas e aparentemente realistas. O VW I.D. Vizzion é o quarto elemento da família eléctrica do construtor alemão e antecipa uma grande berlina que poderá ser lançada em 2022. Mas vai muito além disso!
Obviamente que a mecânica eléctrica e a plataforma MEB explicam a possibilidade de deixar todo esse espaço para o habitáculo, com as muitas baterias que totalizam uma capacidade de 111 kWh a ocupar todo o chão do carro, e os dois motores sobre cada eixo, o da frente com 101 cv, o de trás com 201, para um poderio total de 302 cv. A autonomia anunciada, segundo o muito optimista ciclo europeu, é de 664 km.
Isto é o que poderemos ter em 2022, se a VW lançar, nessa altura, o I.D. Vizzion, já depois de ter posto no mercado a berlina compacta I.D., o monovolume I.D. Buzz e o "crossover" I.D. Crozz. Mas, como dissemos, este é um "concept" que nos leva mais longe no tempo, até 2030, altura em que a VW já acredita que seja possível ter automóveis com nível 5 de autonomia, ou seja, daqueles em que os ocupantes já nada têm de fazer, em que já nem faz sentido falar em condutor… Em que já não serão necessários volante e pedais.
Todos os comandos são projectados de forma holográfica, segundo a tecnologia HOLOLENS, que mostra todos os interfaces por realidade aumentada. Os únicos comandos físicos no interior são dois controladores rotativos a meio da consola e que servem para que os ocupantes mandem parar o carro, caso sintam essa necessidade. A realidade aumentada vai mantendo os ocupantes informados quanto ao que se passa à volta do carro, os locais por onde está a passar, a hora de chegada, ao mesmo tempo que adapta a temperatura para uma viagem mais agradável.
Também a central de comando de realidade aumentada, o HOLOLENS, conta com diversos modos, Business, Navigation, Entertain, Communication e até, para o caso de haver crianças a bordo, Learning que permite usar apps viradas para o ensino. No modo Business, por exemplo, pode participar-se em videoconferências ou fazer apresentações à distância. Ou seja, é todo um mundo novo que a VW anuncia para uma segunda fase da vida deste I.D. Vizzion!