Mais um construtor chinês a que convém começar a estar atento: chama-se apenas GAC Motors, vindo a sigla de Guangzhou Automobile Industry Group, foi fundada em 2008, no ano passado já vendeu meio milhão de automóveis e quer chegar ao milhão por ano em 2020. Deu nas vistas no salão de Detroit com um interessante "concept", a preparar a sua entrada no mercado norte-americano, já no próximo ano!
No capítulo real, a GAC exibia a nova berlina GA4, esta sim bastante mais convencional e até um pouco antiquada visualmente. Mas que ninguém desdenhe o esforço que os chineses estão a fazer, basta reparar que o que avançaram nos últimos cinco anos foi o que, por exemplo, os japoneses demoraram algumas décadas a fazer. Portanto, as marcas chinesas vão nivelar-se com as ocidentais mais depressa do que poderemos esperar e a GAC já se apresentou em Detroit com uma gama completa. Talvez devesse apenas começar por rever a sua política de designações, pois chamar-lhes apenas GA8, GS8, GM8, além do GA4 e de outros com nomes semelhantes torna-se um pouco confuso…
Se a berlina e a restante gama que tem para lançar, de momento – o GA4 foi esta semana lançado comercialmente, em Xangai – pode ainda não estar ao nível exigido (mas terá a grande vantagem do preço…), pelo que a GAC exibe no "concept" Enverge é tudo uma questão de (pouco) tempo até ter produtos com o "design" e a qualidade esperada para poder competir de igual para igual no mercado norte-americano. Não foi ainda revelada qualquer data para o "ataque" à Europa.