Pesquisa
Salões

FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…

10:42 - 04-01-2017
 
FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…
FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…
FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…
Por entre muitas polémicas, abandonos, demissões e acusações por dívidas, a Faraday Future lá apresentou o seu tão aguardado automóvel eléctrico que anuncia como o próximo passo na mobilidade sem emissões. Ainda numa fase de protótipo, já que as entregas apenas começarão em 2018, mas com as formas finais e com dados muito interessantes, se o projecto for mesmo em frente.

O FF91 é um enorme "crossover" de cerca de 5,25 m de comprimento, com uma distância entre eixos de 3,2 m (maior que a de um Mercedes Classe S longo!), em que as portas abrem de par em par para desvendar um interior muito espaçoso e luxuoso. A isto acrescenta quatro motores eléctricos, um por roda, que totalizam 1050 cv e 1800 Nm de binário, catapultando tão enorme viatura até aos 100 km/h em cerca de 2,5 s! Na verdade o único dado oficial disponibilizado foram os 2,39 s de 0 a 96 km/h, ou seja, até às 60 milhas por hora. Agora se percebem os vídeos em que um protótipo "comia" Ferrari, Porsche e Bentley ao "pequeno-almoço"…

Além disso, graças à enorme bateria composta por células cilíndricas de iões de lítio fornecidas pela LG Chem que ocupa todo o chão do carro e disponibiliza uma capacidade de 130 kWh – o máximo de que a Tesla dispõe é de 100 kWh –, o FF91 anuncia uma autonomia de 608 km no ciclo americano EPA ou de mais de 700 km se se considerar o ciclo europeu NEDC.

O problema da enorme capacidade da bateria é, obviamente, o tempo de carga. Mas a Faraday Future garante que esta bateria se pode carregar em qualquer tomada doméstica. E anuncia que, numa de 240 V – que é coisa que é comum encontrar na Europa… mas não nos Estados Unidos –, em 4,5 horas se consegue carregar 50% da bateria. Mas o FF91 está preparado até para receber recargas híper rápidas de postos a 200 kW… quando existirem. Para já, o máximo que há são os de 120 kW da Tesla a que estes FF91 não deverão poder aceder…

Na sua apresentação, na feira de electrónica de Las Vegas (CES), os responsáveis da Faraday Future explicaram que o comportamento dinâmico de tão grande automóvel com tal poderio mecânico está garantido por duas formas: por um lado a existência dos quatro motores permite que cada um transmita a força necessária a cada roda, em cada momento, numa acção semelhante à vectorização de binário; por outro, o eixo traseiro é também direccional, melhorando a agilidade de tão grande automóvel.

Nas fotos oficiais disponibilizadas pela nova marca com sede na Califórnia (Estados Unidos), mas fundada com capitais chineses, não aparece nenhuma imagem do interior que ainda não estará finalizado. Contudo, na apresentação, as portas de abertura antagónica deixaram espreitar um pouco do habitáculo a mostrar elevado nível de requinte e muito espaço. O que não é de espantar, devido à enorme distância entre eixos e ao pouco espaço ocupado pela mecânica.

E num vídeo foram exibidas algumas funções do interior, como os bancos "flutuantes" inspirados em "concepts" da NASA e que podem reclinar até 60º, o tejadilho em vidro que se pode tornar opaco ao toque de um botão (algo que a Mercedes já tem) e um sem número de luzes e painéis tácteis.

FF91 é salão de luxo com 1050 cv! Era tão bom que resultasse…


Havia ainda enorme curiosidade em torno das capacidades autónomas que o FF91 iria apresentar e, pelo menos na unidade mostrada em Las Vegas, não houve desilusão: 13 radares de longo e curto alcance, 10 câmaras de alta definição, 12 sensores ultra-sons e um lidar 3D retráctil no "capot" que permitirá que o FF91 se estacione sozinho! Ou seja, o "hardware" está todo lá e calculamos que o "software" também esteja desenvolvido, faltará agora ver tudo aquilo a funcionar… Aquela peça que sai do "capot" e mais umas luzes na carroçaria servem também para avisar os outros ocupantes da via que o FF91 está em modo de condução autónoma.

Este enorme FF91 reivindica ainda uma aerodinâmica de referência, com um coeficiente de 0,25 e vários elementos activos e melhoram o seu desempenho quando circula a velocidades mais elevadas. Nomeadamente as grandes jantes de 22 polegadas cujo desenho se altera para baixar a resistência ao ar. E os retrovisores que deveriam ser apenas pequenos braços com câmaras nas pontas, o que ainda não é legal nem nos Estados Unidos nem na Europa (só o Japão já o aceita).

Apesar de toda a agitação por que tem passado, a Faraday Future emprega actualmente 1400 pessoas e continua a planear a produção do FF91 na sua nova fábrica no estado do Nevada. O preço do carro não foi revelado, mas poderá andar entre os 150 e os 200 mil dólares – o mais caro dos Tesla Model X não passa dos 100 mil dólares… Os interessados já podem inscrever-se no site da Faraday Future e até fazer um depósito de 5000 dólares (que pode ser devolvido) para se candidatarem a uma das 300 unidades da série limitada FF91 Alliance Edition.

Pelo que vemos nas fotos e pelos dados que aqui deixámos, o Faraday Future FF91 não é um carro como os outros e representa, de facto, um enorme passo em frente! Gostaríamos de pensar que é em direcção a uma mobilidade melhor porque tudo parece fenomenal, mas… Com tanta polémica à sua volta e tantas interrogações ainda a pairarem, fiquemo-nos pelo benefício da dúvida.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.