Pesquisa
Salões

Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace

09:05 - 15-11-2016
  73
Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace
Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace Em Los Angeles com o Jaguar I-Pace
A Jaguar (também) já aderiu à moda eléctrica e o novo I-Pace é mais do que o primeiro protótipo ou uma declaração de intenções da marca britânica. "Não se trata de um concept", afirmou-nos em Los Angeles Ian Callum, director de design da marca britânica. "O I-Pace é a antecipação de um veículo que vai começar a ser produzido em 2018 e abre um novo capítulo na história da Jaguar".

Foi realizado com base numa plataforma específica para a nova motorização. "Partimos praticamente do zero no desenvolvimento de uma nova arquitectura", admitiu-nos Wolfgang Ziebart, director técnico da Jaguar/Land Rover. O chassis integra a estrutura que reúne as 36 baterias de iões de lítio, conservado a suspensão derivada do F-Pace, com triângulos sobrepostos à frente e um eixo multibraços na traseira, uma solução mais do que comprovada pela marca de Coventry.

O I-Pace conta com um motor eléctrico por eixo, o que lhe garante tracção total permanente. Em conjunto os dois motores debitam 400 cv, com um binário de 70 Nm instantâneos. A marca britânica reivindica uma autonomia de 500 km e, sem avançar com um valor para a velocidade máxima, admite que é possível passar de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos.

DESIGN.
"A posição das baterias permitiu reduzir o centro de gravidade e criar uma posição de condução mais baixa do que é habitual nos SUV", considerou Ian Callum, para quem este modelo "permitiu uma maior criatividade aos designers porque para além de não ser necessário entrar em linha de conta com o volume do motor de combustão, também não há condicionantes como o veio de transmissão".

O resultado é mais do que original na modernidade da forma e, ao mesmo tempo, faz a ponte com traços de outros modelos da marca. Neste caso a forma vale por si, fugindo à banalização dos LEDs azuis como imagem da motorização eléctrica como aconteceu com o VW I.D. e o Mercedes EQ no último salão de Paris.

DIMENSÕES.
Apesar dos seus 4,68 metros de comprimento o I-Pace só perde cinco centímetros face ao F-Pace e tem uma distância entre-eixos com mais 12 cm, mas parece mais pequeno do que é na realidade e isso passa pelas opções do desenho.

"A liberdade do projecto, sem constrangimentos criados pela plataforma, permitiu avançar a posição do condutor, para dilatar o espaço oferecido aos ocupantes dos bancos traseiros", afirmou-nos Ian Callum.

O capot dianteiro é mais pequeno do que é habitual e, se sob um desenho onde se destaca uma saída de ar ao estilo do protótipo C-X75 (o carro do "mau da fita" no último filme de 007) ainda não se sabe o que vai surgir, é natural que seja um segundo porta-bagagens para dilatar o já de si grande volume da bagageira (530 litros). Mas, o capot reduzido, aliado a uma traseira ao mais puro estilo coupé vincam a imagem compacta.

HABITÁCULO.
A Jaguar faz questão que o modelo que chegar ao mercado tenha cinco lugares.
Resta saber se terá um aspecto tão futurista como o que foi apresentado na Califórnia. O interior do I-Pace alia o minimalismo com o bom gosto, a funcionalidade e a riqueza de detalhes como os embutidos em madeira, que nos remetem para os Jaguar de outros tempos, ao mesmo tempo que contrastam com a modernidade das formas. Isto é tão evidente na consola central como no desenho dos bancos, que sendo volumosos, também são estreitos.

Não temos duvidas de que o I-Pace ainda vai evoluir antes de ser apresentada a versão final em 2017, muito presumivelmente no Salão Automóvel de Frankfurt, mas temos a certeza de que as alterações não vão alterar muito a forma do protótipo.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.