Aproximadamente duas semanas depois da estreia do
Corvette ZR1, a Chevrolet acaba de nos surpreender outra vez, apresentando ao mundo o ZR1 descapotável no Salão de Los Angeles. E para se perceber a importância desta notícia, basta recordar que desde o ZR1 descapotável original lançado em 1970, a Chevrolet não tinha voltado a produzir este modelo.
A diferença mais óbvia para a versão coupé é, obviamente, a ausência de tejadilho. Mas as linhas de estilo são em tudo semelhantes, sendo que a grande preocupação dos engenheiros da "Chevy" foi aumentar a rigidez estrutural sem comprometer o peso. O resultado final é uma versão que pesa apenas mais 60 quilos que a versão coupé. O mesmo é dizer que a dinâmica deverá ser em tudo semelhante ao "irmão" com tejadilho.
"Graças à forte estrutura, a afinação da suspensão entre a versão coupé e a descapotável são idênticas, o que significa que o ZR1 descapotável vai oferecer os mesmos níveis de performance, incluindo uma velocidade máxima acima dos 321 km/h", afirmou Tadge Juechter, engenheiro chefe do Corvette.
E para alcançar níveis de performance equivalentes à variante com tejadilho, a Chevrolet equipou este modelo com o mesmo bloco do ZR1 coupé. Estamos a falar de um enorme motor LT5 de 6.2 litros turbo V8 que debita uns incríveis 755 cv de potência e 969 Nm de binário máximo.
São números impressionantes e que permitem que este ZR1 descapotável passe dos 0 aos 96 km/h em menos de três segundos e que complete os primeiros 400 metros em 10 segundos. Isto já para não falar da velocidade máxima de 321 km/h que referimos acima.
Escusado será dizer que este ZR1 é um dos descapotáveis mais agressivos e radicais do mercado. Mas porque para algumas pessoas o "muito" nunca é suficiente, a Chevrolet disponibilizou o mesmo ZTK Performance Package que pode equipar o ZR1 Coupé.
Este pacote, que é um opcional pago de 2500 euros, acrescenta uma asa traseira de proporções gigantes, um novo difusor dianteiro, suspensão ajustável e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. E acredite, estes detalhes aerodinâmicos não são "apêndices" meramente estéticos. É que com este "pack" a Chevrolet garante que o ZR1 descapotável é capaz de gerar uns incríveis 430 quilos de força descendente!
Nos Estados Unidos esta versão estará à venda por 104.750 euros, mais 3.500 euros que a versão coupé. Escusado será dizer que a fiscalidade no nosso país faz com que quem queira um destes por cá tenha que pagar mais… muito mais!