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Correr nas pistas com o muito exclusivo Pininfarina a hidrogénio
16:34 - 07-03-2018
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A Pininfarina apareceu em Genebra com a versão final para produção, ainda que muito limitada, do seu automóvel desportivo para pistas… a hidrogénio! É, no fundo, a concretização do projecto H2 Speed apresentado há dois anos, neste mesmo certame helvético, então apenas como "concept". Agora chama-se H2 Speed Hydrogen e a Pininfarina quer construir 12 unidades que só poderão andar em pista – ou seja, não terão homologação para estrada – e deverão custar uma pequena fortuna que não foi revelada.

A Pininfarina estabeleceu uma parceria com a GreenGT – que chegou a tentar participar nas 24 Horas de Le Mans com um carro a hidrogénio – para a construção da versão definitiva do H2 Speed. Que foi feito, basicamente, a partir de um chassis de um carro da categoria LMP2 de Le Mans, tornando-o mais estreito e alongando a distância entre eixos.

A propulsão continua a ser feita, tal como no "concept" – cuja decoração se inspirava num protótipo da Pininfarina dos anos 60, o Sigma Formula One (ver galeria) –, através de quatro motores eléctricos, alimentados com a energia gerada na célula de combustível alimentada pelo hidrogénio. A novidade é que todo este sistema é muito leve e toda a potência dos quatro motores é transmitida directamente ao eixo traseiro, sem embraiagem, caixa ou diferencial, apenas com um sistema de vectorização de binário.

E é muita potência! O sistema consegue produzir um total de 653 cv o que, atendendo a que o peso total do carro é de 1420 kg, permite acelerar até aos 100 km/h em 3,4 s, cumprir os 400 m de arranque em 11 s e atingir os 300 km/h! Outra vantagem é que não é preciso perder tempo a carregar baterias, em três minutos consegue atestar-se o depósito de hidrogénio.

A carroçaria deste bilugar não sofreu alterações profundas face ao "concept" apresentado em 2016, mas ainda é possível detectar algumas evoluções (além da pintura em azul com uma faixa vermelha) na forma e posição das entradas de ar sobre o habitáculo e antes da grande asa traseira.

Se gosta do carro, aprecia a tecnologia do hidrogénio (no fundo aquela que está mais próxima das autênticas emissões zero) e tem uma conta… muito recheada, é melhor apressar-se a contactar a Pininfarina. Porque só serão feitas 12 unidades deste H2 Speed Hydrogen!

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