Poucos modelos serão mais importantes na progressiva revitalização que a Volvo vem conhecendo nestes últimos anos que este apresentado hoje no salão de Genebra: a nova geração do SUV XC60! A razão é simples, este é o "best-seller" da marca sueca, com uma "performance" comercial assinalável: nove anos depois de ser lançado ainda é responsável por 30% das suas vendas, estando quase a atingir o milhão de unidades!
Daí que se perceba o cuidado colocado pela marca na renovação total de tão importante modelo, para mais num segmento em franco crescimento e em que a Volvo já tem fortes credenciais!
"Temos forte tradição no que toca a SUV dinâmicos e com estilo, capazes de oferecer as últimas novidades tecnológicas e o novo XC60 não será excepção. É o automóvel perfeito para um estilo de vida ativo e representa o próximo passo do nosso plano de transformação", prometeu Håkan Samuelsson, o presidente da Volvo.
Com as "costas bem quentes" pelo forte apoio financeiro dos proprietários chineses da Geely – assinalável a inteligência da gestão que permitiu dotar a marca dos recursos financeiros necessários, mas dando liberdade aos seus técnicos para fazerem aquilo que eles melhor sabem! –, a Volvo fez um XC60 totalmente novo, começando pela plataforma que é a utilizada pelo XC90: chama-se… SPA (Scalable Product Architecture) e é suficientemente modulável para servir para modelos de dimensões tão diversas.
Também o "design" foi completamente revisto mas, aqui, entrou em acção uma boa dose de inteligência a controlar a tendência de tudo mudar: é notória a introdução da nova linguagem de "design" da marca, em especial na traseira, na grelha e nas ópticas (lá estão os característicos "martelos de Thor"), mas houve a preocupação de manter uma silhueta imediatamente reconhecível como sendo o XC60. Em equipa que ganha mexe-se, sim senhor… mas com muito cuidadinho!
Conheça o (totalmente) novo Volvo XC60 em detalhe!
A Volvo aproveitou para fazer o XC60 crescer, estando agora 44 mm mais comprido (4,688 m), 108 mm mais largo (1,999 m), embora 55 mm mais baixo (1,658 m). Apesar disso, não ficou mais pesado, pelo uso de aços moldados a quente ou de alumínio, ficando 20 kg mais leve ou apenas 20 kg mais pesado (o híbrido), consoante a motorização utilizada. A altura ao solo também foi reduzida de 230 para 216 mm, embora a marca continue a reivindicar um dos melhores valores do segmento.
Henrik Green, vice-presidente da marca para a qualidade, resume assim o XC60:
"Preocupámo-nos em construir um automóvel que proporcionasse prazer de condução a vários níveis, com uma posição de condução capaz de visualizar perfeitamente a estrada, um habitáculo calmo e bem desenhado, tudo pensado para oferecer uma viagem segura, inspiradora e confiante". E assim se explica a enorme evolução do interior, aí sim, sem receio de cortar com o passado, até porque o presente da marca é muito melhor, com um nível de requinte e de tecnologia muito mais elevado!
A Volvo reivindica para o XC60 um nível de segurança raramente atingido por um automóvel, com novas tecnologias, como a Steer Assist (assistência à direcção) que foi adicionada ao sistema City Safety ou o Oncoming Lane Mitigation que ajuda a evitar colisões com veículos situados noutras faixas. Há ainda várias tecnologias já "a caminho" da condução autónoma, como a evolução da tecnologia de detecção de veículos no ângulo morto que, graças ao tal Steer Assist, consegue agora recolocar o automóvel na sua própria faixa. Por fim, em opção estará disponível o Volvo Pilot Assist que é um sistema avançado de condução semiautónoma que controla direcção, aceleração e travagem, em estradas bem delimitadas, até aos 130 km/h.
O XC60 terá, logo no seu lançamento, duas motorizações Diesel, o D4 de 190 cv e o D5 com a tecnologia PowerPulse e 235 cv. A gasolina haverá os motores T5 de 254 cv e T6 de 320 cv. O topo da gama XC60 estará entregue ao T8 Twin Engine, o híbrido "plug-in" com 407 cv que permitirá uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 s!
O novo XC60 começa a ser fabricado em Torslanda (Suécia) em Abril, altura em que serão conhecidos os seus preços, iniciando-se o período de encomendas. Em Julho, os concessionários portugueses já deverão ter carros para mostrar aos seus clientes, embora o verdadeiro lançamento nacional só vá ocorrer em Setembro.