Faça-se, desta vez, a justiça de não criticar a Audi por, na renovação de um modelo, fazer mais do mesmo… Porque a segunda geração do Q5 é, de facto, bastante diferente da que se apresta para sair de cena e quem não acreditar que ponha uma foto ao lado das que aqui mostramos! A Audi refez por completo o Q5 e esta segunda geração chegará ao mercado nacional em Fevereiro próximo.
Esteticamente as diferenças são muitas, mesmo se as dimensões não aumentaram por aí além, apenas mais 3 cm em comprimento e altura. Mas a grelha mais "esculpida" e integrada com os faróis e, sobretudo, as linhas dinâmicas que acompanham toda a lateral, conferem-lhe um visual muito mais desportivo e, ao mesmo tempo, mais… SUVesco! Também o interior sofreu grande evolução, acompanhando o que já tinha sucedido na nova geração da berlina A4.
E não vem a despropósito esta comparação porque, na verdade, o Q5 tem muito a ver com o A4 (e o
novo A5), começando logo pela plataforma que é agora a MLB Plus, comum a quase todos os modelos mais recentes do Grupo VW que usam os motores em posição longitudinal. É uma arquitectura que tem como principal vantagem a grande poupança de peso que, na segunda geração do Q5, atinge os 90 kg para versões equivalentes, face à geração anterior!
Audi Q5: nova geração melhorada em tudo!
Significa isto que o Q5 passará a ser bastante mais ágil (além das melhores prestações e consumos), contando com suspensão "multilink" nos dois eixos, com amortecedores ajustáveis. Em opção estarão disponíveis a suspensão pneumática – com função de autonivelamento – e a direcção dinâmica que varia a assistência em função do ângulo do volante e da velocidade, tudo para melhorar o comportamento dinâmico.
A nível de motorizações, a "equipa" dos Diesel conta com os 2.0 TDi de 150, 163 e 190 cv, além do 3.0 TDI de 286 cv. Do lado da gasolina "alinha" apenas o 2.0 TFSI de 252 cv. Todas as versões recebem caixas manuais de seis velocidades ou a automática S tronic de 7 velocidades, à excepção do 3.0 TDI que tem caixa tiptronic de 8 velocidades. E todos têm tracção integral quattro, excepto a versão menos potente (2.0 TDI de 150 cv), apenas com tracção à frente ou o sistema quattro em opção.
A novidade da tracção integral do novo Q5 é a utilização do sistema quattro ultra, estreado no A4 allroad. Ao contrário do anterior sistema que tinha sempre as quatro rodas a passar a potência ao solo, este, quando percebe que as condições de aderência são óptimas, desliga o diferencial traseiro, ficando o carro a funcionar apenas com tracção dianteira. Uma opção inteligente que, no A4 allroad, consegue uma poupança de 0,4 l/100 km (valor ainda não indicado para o Q5).
A Audi anuncia que o habitáculo desta geração do Q5 está mais espaçoso, além de o ter recheado com as mais recentes tecnologias de conectividade com que já equipara o A4. Também a bagageira cresceu em 10 litros, variando agora entre os 550 e os 610 litros, consoante a posição dos bancos traseiros que podem deslizar. Quando rebatidos esses bancos, a capacidade máxima da mala atinge os 1550 litros.
A partir de Fevereiro de 2017, com o novo Q5, a Audi passa a estar muito mais bem equipada para a dura batalha que tem de travar com o BMW X3 e o Mercedes GLC.