A Aston Martin está a usar o Salão Automóvel de Genebra como palco de lançamento da AMR, a nova submarca da fabricante de Gaydon que pretende inspirar-se na tecnologia e na competição para criar versões ainda mais "radicais" de cada modelo do alinhamento da Aston Martin.
E para assinalar este "nascimento" da AMR, a Aston Martin levou dois "concepts" para o certame helvético: Rapide AMR e Vantage AMR, sendo que Andy Palmer, CEO da Aston Martin, já confirmou que ambos vão avançar para produção.
Aston Martin Rapide e Vantage ganham variantes radicais AMR
Quanto ao Rapide AMR, destaca-se o facto de ter recebido actualizações ao nível do chassis e do motor, com o V12 de 6.0 litros naturalmente aspirado a passar a debitar uns impressionantes 600 cv de potência e a acelerar até aos 337.96 km/h, com a marca britânica a reclamar o "título" de "modelo de quatro portas mais rápido do mundo".
Também o "design" foi alvo de uma revisão, uma vez que conta com uma grelha dianteira feita "por medida", novas saias laterais, um novo difusor traseiro e um ligeiro "lip-spoiler" posterior. Mas o "look" exterior só fica completo com as jantes imponentes de 21 polegadas e com o acabamento numa cor que a marca chama de "Stirling Green" que contrasta com apontamentos em "lima".
Dentro do habitáculo, destacam-se os mesmos acabamentos em "Stirling Green" com detalhes "lima", sendo que os bancos dianteiros são feitos em fibra de carbono e revestidos num material que a Aston Martin apelida de "Dark Knight Alcantara".
Já o Vantage AMR é uma "máquina" completamente diferente, logo a começar no facto de ser muito mas "radical" e não estar homologado para circular nas estradas.
É inspirado no V8 Vantage GT3 de competição e conta com um motor de V8 de 507 cv, "número" que faz dele o Vantage V8 mais potente de sempre.
E como se trata de um "monstro" das pistas conta com suspensão de competição ajustável, jantes de aperto central de 19 polegadas "montadas" num conjunto de pneus Michelin Pilot Cup 2 e uma "gaiola de segurança" no interior, que à imagem do que acontece com o Rapide AMR, está repleto de fibra de carbono.
Tal como adiantámos acima, estes dois modelos já receberam a luz verde para avançarem para produção. Porém, e como já seria de esperar, são duas propostas bastante exclusivas. O Vantage AMR será uma edição limitada a não mais do que sete unidades e o Rapide AMR vai contar com 210 unidades.