A Volkswagen pode estar a fazer uma reestruturação na sua gama de produtos, sobretudo por culpa do Dieselgate, mas isso não quer dizer que o futuro da marca de Wolfsburgo passe exclusivamente por modelos eléctricos.
É que os mais recentes rumores afirmam que a fabricante alemã já está a trabalhar numa versão mais radical do "pequeno" Up!, que será designada GTI. Estes rumores ganharam ainda mais força depois da conceituada publicação "AutoExpress" ter admitido que já guiou este protótipo na África do Sul e que estava bastante agradada com o resultado.
"A Volkswagen deu ao seu pequeno carro uma verdadeira sensação de GTI. Tal como no Golf GTI, o Up! tem aquela mistura de rápido, divertido e prático para o dia-a-dia. O nosso teste inicial mostra muito potencial e uma performance decente, a importante sensação de GTI e uma excelente qualidade. Só é pena que tenhamos que esperar tanto por ele", pode ler-se na referida publicação britânica.
Esta versão mais potente deverá vir equipada com um motor de 1,0 litro de três cilindros turbo. A potência deverá rondar os 114 cv e espera-se que seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos. Este bloco estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, ainda que não seja de descartar a hipótese de haver uma "caixa automática" na lista de opcionais.
No que ao "look" exterior diz respeito, é de esperar que este Up! GTI tenha um visual mais agressivo e desportivo composto por um "spoiler" traseiro e um tubo de escape e jantes de maiores dimensões. Já dentro do habitáculo, é de esperar um volante de aspecto mais desportivo, bem como um um painel de "tablier" preto com apontamentos a vermelho e bancos com um maior apoio lateral.
Tudo aponta para que o Up! GTI só seja apresentado daqui a 12 meses, pelo que ainda é difícil reunir mais informações acerca desta proposta. Ainda assim, será interessante perceber se quando este Up! GTI chegar estará à altura de dos seus dois principais rivais, o
Renault Twingo GT e os
Smart Brabus, dois modelos que já provaram que há procura para este tipo de oferta.