A VW terá, finalmente, dado luz-verde para a produção de um mini-crossover, sobre a base do up!, a lançar em 2020 e que se chamará T-Track. Um nome escolhido na sequência da nova linha de produtos que será inaugurada, na próxima semana, com a revelação oficial do
T-Roc – o "crossover" sobre a base do Golf que será construído na Autoeuropa, em Palmela – e do futuro T-Cross, o outro "crossover" mais pequeno, desta feita sobre a plataforma do novo Polo.
O VW T-Track será, no fundo, a concretização do "concept" Taigun (nas fotos), apresentado há já cinco anos no salão de São Paulo… e este é um detalhe importante para a decisão final da VW. A administração da marca sempre hesitou em relação à produção deste modelo baseado no citadino up! porque, não podendo aproveitar muitos componentes de outros modelos, o que levava a um baixo nível de sinergias, os custos de produção seriam necessariamente altos.
Contudo, o muito bom desempenho de modelos como o Dacia Duster ou o Ford Ecosport que dominam actualmente o vasto mercado brasileiro encorajou a decisão final positiva. Aliás, a produção do VW T-Track está já atribuída a uma das unidades fabris de que a VW dispõe no Brasil.
Com o Touareg, Tiguan, T-Roc e, futuramente, os T-Cross e T-Track – além do grande Atlas que só vende na América do Norte –, a VW ficará com uma completíssima gama de SUV, bem preparada para o segmento que está a dar mais dinheiro a ganhar aos construtores!