Variante mais "aventureira" da carrinha V90, o Volvo V90 Cross Country já está em comercialização no mercado nacional, devendo começar a ser visto nas nossas estradas no final do mês de Fevereiro ou nos primeiros dias de Março, quando forem entregues as primeiras unidades já encomendadas.
Esta versão, que sempre foi das mais populares noutras carrinhas – como entre a V70 e a XC70 – distingue-se por ter uma altura ao solo superior em 60 mm, face à carrinha V90, protecções plásticas da carroçaria e tracção integral, permitindo saídas do asfalto para alguns percursos… "TT light". A maior altura ao solo foi conseguida por mudanças nas suspensões e por rodas maiores (jantes de 18 polegadas de série e de 19 polegadas em opção).
Em Portugal, o Volvo V90 Cross Country está disponível com três motorizações, duas Diesel e uma a gasolina: a versão D4 de 190 cv é a única que pode ter caixa manual de seis velocidades, além da automática Geartronic de 8 velocidades (por mais 2616 €) presente de série nas restantes variantes, a D5 de 235 cv e a T6 a gasolina, com 320 cv. Há ainda dois níveis de equipamento, designando-se Pro o mais elevado e que implica um aumento de preço de 4180 €.
Assim, em relação apreços, o V90 D4 Cross Country começa nos 60.305 €, seguindo-se os 62.920 € (Geartronic), os 64.485 € (Pro) e os 67.102 € (Pro Geartronic). Já o V40 D5 Cross Country de 235 cv tem a versão base por 69.939 € e a Pro por 74.121 €. Por fim, a versão com o poderoso motor T6 a gasolina (320 cv) custa 73.697 € ou, no nível Pro, 77.879 €.