Pesquisa
Novos Modelos
Volvo prepara-se para lançar o novo XC60
14:01 - 16-12-2016
 
Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60
Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60Volvo prepara-se para lançar o novo XC60
A Volvo continuará, no próximo ano, o seu enorme esforço de recuperação do tempo perdido, antes de ser salva pelos chineses da Geely. Que não só injectaram o capital necessário para a marca sueca reentrar nos trilhos da viabilidade, como lhe permitiram a liberdade criativa que sempre foi seu apanágio. E assim renasceu a Volvo, começando por cima, com a muito bem-sucedida renovação do XC90, seguida dos S e V90. Para prosseguir, em 2017, com o novo XC60 de que mostramos um protótipo em testes finais.

A camuflagem sobre o novo SUV é ainda "pesada", nesta sessão de testes nas pistas geladas do norte da Europa, mas já permite tirar algumas conclusões. Boas, aparentemente, para um modelo crucial para a marca sueca, já que tem sido o seu "best-seller". Pela forma geral do carro, bem se pode dizer que estamos na presença de um XC90 em ponto pequeno, devendo adoptar a mesma linguagem de "design" de linhas muito limpas, simples e… nórdicas que já conhecemos da "família 90".

Olhando de frente, por entre a camuflagem lá se consegue adivinhar a grelha cromada de proporções generosas e os faróis com a nova assinatura da marca que já foi integrado, inclusive, no "restyling" dos V40: as luzes diurnas em forma de "T" deitado, no que a Volvo designa por "martelos de Thor".

Atrás são evidentes as ópticas verticais como as usadas no XC90, a seguirem o contorno da carroçaria. E espera-se um interior também muito "clean", com instrumentação digital e um ecrã central táctil a libertar o "tablier" de quase todos os botões.

Como é óbvio, as informações acerca deste modelo são praticamente inexistentes, mas é natural que venha a estar disponível com os motores Diesel D4 de 190 cv e D5 de 235 cv, podendo mais tarde chegar uma versão D3 com 150 cv. Para o XC60 a Volvo terá preparado uma versão mais curta da plataforma SPA que o XC90 utiliza.

A menos de um ano do seu lançamento, o Volvo XC60 está a passar pela fase decisiva de testes dinâmicos, só mesmo para as últimas afinações, em especial dos muitos sistemas electrónicos de ajuda à condução, nomeadamente em termos de segurança activa. A renovação deste modelo será, certamente, o ponto mais alto de 2017 para a marca sueca que, no entanto, deverá ter mais um ano agitado.

Embora ainda sem confirmação, espera-se que o novo XC60 seja mostrado no salão de Genebra, no início de Março, para as vendas arrancarem já no segundo semestre. Depois deste SUV, será a vez da renovação da gama S/V60, mais para o final do ano. Por fim, é esperado um SUV compacto, o XC40, que deverá ser conhecido logo no início de 2018, seguido de um novo V40. Quando isso acontecer, toda a gama da Volvo terá sido renovada e o magnífico XC90 será o modelo mais antigo, na altura com quatro anos de mercado!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.