Pesquisa
Novos Modelos

Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5

12:01 - 03-06-2016
  90
Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5
Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5Veja o muito que mudou na profunda renovação do Audi A5
A apresentação do novo Audi A5 pode ter provocado a quem tenha visto as primeiras fotografias aquele comentário habitual de "ah, é mais do mesmo…". Se, por um lado, é verdade que a Audi é das marcas mais avessas a grandes cortes estéticos com as linhas dos seus modelos na altura da renovação, mesmo quando se trata de um carro totalmente novo por baixo da carroçaria como é este A5, por outro esse é um comentário particularmente injusto neste caso.

A análise detalhada das fotos que acompanham este artigo, em que colocámos lado-a-lado o novo A5 que será comercializado a partir de Novembro com o que está prestes a terminar a sua carreira, prova-o de forma bem evidente. Por fora e, em especial, por dentro! É sabido que o líder do "design" de todo o Grupo VW, Walter de Silva, sempre considerou o Audi A5 como uma das obras emblemáticas da sua longa carreira na indústria automóvel. E sendo ele tão avesso a "restylings", ter de refazer o estilo do coupé não seria nada fácil.

Mas repare-se bem nas imagens. Quase diríamos que a Audi deixou que o vento esculpisse o seu caminho pela carroçaria do A5 ainda à venda, num processo de "erosão" que criou vincos e linhas que trouxeram ao de cima uma beleza e uma dinâmica que talvez sempre lá tivessem estado… As proporções, conceito tão querido a De Silva, mantêm-se, mas há linhas que transmitem um dinamismo, quase um dramatismo, na frente e na lateral que tornam o novo A5… realmente novo.

É claro que, na renovação de um coupé como o A5, a Audi pôde até arriscar mais em alterações estéticas do que o fez com a nova geração do A4, onde as mudanças são muito mais difíceis de detectar. Afinal, estamos a falar de um carro de nicho, cujo inegável sucesso se mede em 320 mil unidades vendidas desde 2007, menos do que o A4 vende… em dois anos.

O "capot" do A5 está agora mais mergulhante e com quatro vincos a apontar para a grelha mais imponente que lhe dão o ar mais agressivo que um desportivo deve ter. A linha que sai da ponta das ópticas e percorre toda a lateral de forma ondulante, mais os retrovisores colocados na porta e as cavas das rodas bem marcadas reforçam uma nova personalidade.

Por dentro é, obviamente, um outro mundo que se abre, fruto dos avanços que equipamentos e tecnologias têm vindo a conhecer, mas também pelos materiais. Comparar os dois habitáculos é quase viajar no tempo! É verdade que o do novo A5 é igual ao do recentemente renovado A4, afinal são elementos da mesma família. Mas está recheado de novos "gadgets" para quem não dispensa o último grito da conectividade dentro do automóvel, bem como das tecnologias de segurança activa.

A Audi fez um A5 totalmente novo, como já fizera um A4 totalmente novo, estreando uma plataforma específica para modelos com motores longitudinais. Na berlina, contudo, é quase preciso andar com uma lupa para perceber que é a nova geração. No coupé não, as novidades estão bem à vista e, se se dedicar ao jogo do "descubra as diferenças"… tem aqui trabalhinho para muitas horas!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.