Nos últimos anos foram muitas as "start ups" que apareceram com vontade de revolucionar o mercado da mobilidade eléctrica, mas poucas conseguiram ser bem sucedidas. A Uniti, pequena empresa sueca, parece ser cada vez mais uma delas, e até já mostrou o seu primeiro modelo, o One.
No exterior destaca-se o vidro panorâmico, o pilar dianteiro (pilar A) bastante fino, as tampas das jantes para melhorar o fluxo do ar e a assinatura luminosa "rasgada". Por seu turno, o habitáculo é marcado pela disposição dos bancos em fila (1+1), como acontece com o popular Renault Twizy, pelo conjunto de "joysticks" que substituem o volante tradicional, pela luz ambiente e pelo "tablet" que servirá para reunir todas as funções de informação e de entretenimento desta proposta.
Este modelo ainda é um protótipo mas a Uniti garante que o One contará com um conjunto de baterias de 22 kWh de capacidade e que terá uma autonomia de 300 quilómetros. Precisa de 3 horas e 10 minutos para completar uma carga numa tomada caseira mas num carregador rápido consegue 200 km de autonomia em apenas 30 minutos.
A empresa sueca descreve-o como um carro "perfeito para a cidade e para a condução em auto-estrada" e garante que representa uma "abordagem única e contemporânea à segurança, sustentabilidade e experiência de utilização". Tem uma velocidade máxima de 130 km/h e no modo "Sports" acelera dos 0 aos 80 km/h em apenas 3,5 segundos.
O preço começa nos 14.900 euros e para fazer pré-reserva precisa apenas de fazer um depósito de 149 euros. A empresa sueca garante ainda que haverá uma versão de quatro lugares e que o configurador online deste veículo ficará disponível antes do final deste ano.