Pesquisa
Novos Modelos

Tudo sobre o novo Mercedes Classe E Coupé

10:20 - 14-12-2016
  13
Tudo sobre o novo Mercedes Classe E Coupé
Agora sim, já é oficial e com fotos de boa qualidade que nos permitem admirar a pureza e beleza das suas linhas: eis o novo Mercedes Classe E Coupé que será revelado publicamente no salão automóvel de Detroit, em Janeiro, estando as primeiras entregas aprazadas para Abril de 2017.

Seguindo a mais recente tendência do "design" da marca de Estugarda, este E Coupé encaixa na perfeição entre o mais pequeno da Classe C e o grande e luxuoso da Classe S, ficando ali… onde está a virtude. Já tem dimensões para que as linhas esguias se possam "estender" à vontade num resultado final de grande elegância, mas não é demasiado grande para lhe limitar a agilidade que se espera de um modelo mais desportivo.

Tudo sobre o novo Mercedes Classe E Coupé


Os painéis lisos, sem muitas arestas nem linhas ondulantes, dão-lhe um visual simples mas, ao mesmo tempo, poderoso que faz ressaltar a frente com a grelha e as entradas de ar bem trabalhadas e os vincos no "capot". De lado, o principal sinal distintivo é o terceiro vidro lateral, atrás, que é fixo, e que marca toda a moldura sem interrupção do pilar B. Por fim, na traseira, as novas ópticas alongadas e planas dão o toque final de elegância neste "coupé".

Para o distinguir, a Mercedes deu-lhe ainda um elemento de… "show", com a estreia do que designa como função de "boas-vindas" das novas e elegantes ópticas traseiras: quando se destranca o carro à distância a luz acende-se de dentro para fora e quando se tranca ilumina-se de fora para dentro. Pois, não serve para nada… mas fica-lhe tão bem!

Nesta nova geração, a Mercedes aproveitou o aumento da distância entre eixos em 113 mm (2,873 m) para anunciar que os passageiros terão um habitáculo mais espaçoso, em especial com mais 7,4 cm no espaço para pernas atrás. O que se reflecte também, e de forma significativa, nas dimensões gerais do carro, todo ele maior que o E Coupé que irá substituir: são mais 12,3 cm no comprimento (4,826 m), 7,4 cm na largura (1,860 m) e 3,2 cm na altura (1,430 m). Também as vias estão quase 7 cm mais largas, contribuindo para um carro com mais imponência no pisar da estrada.

O interior é quase decalcado do da berlina desta nova geração do Classe E mas, mesmo assim, mereceu alguns detalhes distintivos. O que salta mais à vista são as saídas da ventilação com uma inspiração óbvia nos reactores a jacto da aviação. Mas há também alguns painéis e revestimentos específicos do "coupé" além, claro, dos dois bancos traseiros próprios (o E Coupé é só para quatro), mais cavados e que permitem que os passageiros dos lugares posteriores fiquem com bastante espaço em altura, para a cabeça: 925 mm, face aos 1039 mm dos ocupantes dos lugares dianteiros.

Este E coupé segue a tendência do "design" da marca de Estugarda


Disponível nos acabamentos Avantgarde e AMG Line, o Classe E Coupé de nível de equipamento mais baixo terá a normal instrumentação de dois mostradores redondos de ponteiros e um ecrã central de 8,4’’. Mas poderá receber, obviamente, o duplo painel digital já presente nos outros Classe E, com os dois grandes ecrãs de 12,3’’ e com todos os sistemas de conectividade através do Apple Car Play ou Android Auto. A própria instrumentação pode ser configurada em três modos e visualizações distintos, Classic, Progressive e Sport.

De início, o Mercedes E Coupé chegará na versão Diesel 220 d, com o motor de 194 cv e 400 Nm, anunciando aceleração até aos 100 km/h em 7,4 s e consumo médio de 4,0 l/100 km. Este, tal como todos os outros motores, estará associado à caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic. As restantes três propostas do E Coupé, na fase de lançamento, serão todas a gasolina: E 200 de 184 cv; E 300 de 245 cv; e E 400 4 Matic de 333 cv, para já o mais rápido da gama, atingindo os 100 km/h em 5,3 s.

Obviamente que, no decorrer de 2017, chegarão mais versões Diesel, nomeadamente o 350 d de 258 cv e, claro, as sempre aguardadas variantes da AMG: espera-se o E 63 AMG Coupé de 571 cv mas é falada também a possibilidade da estreia de uma versão E 50 AMG (em vez de um 43 AMG) que utilizaria uma versão trabalhada do recente seis cilindros em linha 3.0, para ultrapassar os 400 cv…

O coupé oferecerá três hipóteses de suspensão, começando pela tradicional que já coloca o carro 15 mm mais próximo do solo que a berlina. Em opção, o E Coupé pode contar com o Dynamic Body Control com amortecedores ajustáveis ou a suspensão pneumática Air Body Control. Além disso, tem ainda a vasta panóplia de sistemas electrónicos de auxílio à condução já estreada nesta geração da Classe E. E uma longa lista de opcionais para o personalizar… em troca de um bom molho de euros!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.