Pesquisa
Novos Modelos

Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!

10:53 - 17-05-2017
  14
Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!
Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!
Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!
Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre !
Apresentadas as novas gerações da berlina e da Touring da Série 5, há muito que as atenções estão viradas para o que a BMW anda a preparar para nos surpreender com o novo M5, com constantes rumores acerca de evoluções técnicas e fantásticos valores de potência. Embora estejamos ainda longe da sua comercialização, prevista para o início de 2018, a BMW veio já revelar os primeiros detalhes do novo M5, exibindo as suas potencialidades e deixando um "gostinho" do que a nova geração do seu… familiar-foguete conseguirá fazer!
Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre!
É verdade que o novo M5 vai ser mais potente que o seu antecessor e que trocará a caixa automática de 7 velocidades pela nova M Steptronic de 8 relações. Mas a grande novidade é que, pela primeira vez em 33 anos de história (o primeiro M5 data de 1984), o M5 terá tracção integral e não apenas às rodas traseiras. Para isso a divisão M da BMW desenvolveu uma versão especial do sistema xDrive, a que chama M xDrive, que, em termos muito gerais, vai mantendo o M5 como um tracção traseira até "perceber" que as rodas posteriores estão no limite da aderência, altura em que começa a enviar binário para as rodas dianteiras.

"O componente principal do M xDrive é a unidade de inteligência central com um ‘software’ específico da M que consegue um controlo integrado da dinâmica longitudinal e lateral", explicou Frank van Meel, presidente da divisão M da BMW. "Esta tecnologia que estreamos no novo BMW M5 combina toda a agilidade e precisão de um ‘tracção traseira’, com a suprema desportividade e tracção de um sistema de tracção integral".

Tudo se passa em milissegundos e sem que o condutor consiga sequer dar por isso. A divisão do binário entre os dois eixos continua a ser feita por um sistema de embraiagens multidiscos comandadas electronicamente. Depois, no eixo traseiro, o diferencial activo M consegue distribuir o binário entre as duas rodas até ao máximo de 100% para uma delas, caso a outra esteja sem qualquer aderência! O sistema M xDrive consegue, assim, distribuir a enorme força do motor V8 4.4 turbo quase individualmente pelas rodas (só à frente não faz a divisão entre esquerda e direita), para uma total eficácia.

Mas este é um carro destinado a amantes da condução desportiva que gostam pouco de se sentir presos pela electrónica e pelos sistemas que, por muito acelerado que seja o ritmo, conseguem manter-lhes o carro "sobre carris". Gostam de levar o seu M5 a uma pista e, em condições de segurança, divertir-se com umas belas "atravessadelas" e de se sentir a controlar um carro mesmo nos limites. O sistema da BMW tem tudo isso previsto, com vários modos de funcionamento.

Quando se liga o carro, o controlo de estabilidade (DSC) está no modo "standard" e a tracção integral funciona normalmente. Com um toque rápido no botão do DSC activa-se o modo M Dynamic (MDM), em que o M xDrive tem um funcionamento mais desportivo, enviando mais binário para o eixo traseiro e dá mais liberdade à actuação do controlo de estabilidade. Pressionando durante mais tempo o botão do DSC, desliga-se esse controlo e… abre-se um novo mundo, aparecendo um novo menu: 4WD, 4WD Sport ou 2WD!

Aqui o… piloto tem de se lembrar que tem o controlo de estabilidade desligado e está entregue à sua perícia! O modo 4WD serve para estradas com más condições de aderência, por exemplo, para quem se queira divertir a guiar na neve. O modo 4WD Sport torna o carro ainda mais reactivo e já é aconselhado para pistas com piso seco e condutores bastante experientes. Por fim, o modo 2WD é o reencontro com o M5 brutal que sempre fez as delícias dos seus admiradores, capaz de, em pista, proporcionar longos a fumarentos "drifts", colocando à prova a capacidade de controlo dos mais experientes pilotos!

Nesta primeira divulgação de detalhes sobre o novo M5, a BMW não quis, obviamente, revelar tudo. Começando pelo próprio visual do carro, bem escondido sob forte camuflagem… Mas sempre foi dizendo que o V8 4.4 turbo ultrapassará os 600 cv (615 é o número "sussurrado"…) e largamente os 700 Nm de binário. Recorde-se que o M5 lançado em 2013 tinha 560 cv e 680 Nm, tendo aparecido, no ano passado, uma série especial e limitada a 200 unidades designada por M5 Competition Edition já com 600 cv e 700 Nm, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,9 s. O novo M5 irá ultrapassar esses números e a BMW fez saber que os 100 km/h demorarão menos de 3,5 s a ser ultrapassados!

Para o superior dinamismo também contribuiu forte cura de emagrecimento que faz com que o novo M5 seja marginalmente mais leve que o antecessor, apesar da adopção do sistema M xDrive que lhe acrescenta uns bons quilos. Na verdade, terão sido poupados cerca de 65 kg para que o resultado final fosse um carro ligeiramente mais leve e com um centro de gravidade mais baixo, graças ao recurso, pela primeira vez, ao CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) para o tejadilho. E, claro, a suspensão com amortecedores adaptativos que, acabada a sessão em pista, pode transformar o M5 numa confortável berlina para o dia-a-dia!
Tudo o que já se sabe do melhor BMW M5 de sempre !
Por dentro, além de bancos mais desportivo, haverá um novo volante M, com dois botões (M1 e M2) que permitem memorizar as afinações preferidas para dois condutores diferentes ou para o mesmo condutor em duas situações distintas. Também a área de projecção do "head-up display" no pára-brisas foi aumentada em 70%, tendo novo grafismo e funcionalidades a nível da navegação. Mas isso são… detalhes ao pé do que se espera de aumento de eficácia dinâmica e de prazer de condução deste novo BMW M5!

TEMAS:

BMW M5BMW
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.