A Rolls-Royce veio de novo a público dar conta dos passos que o designado "Projecto Cullinan" vai dando, em direcção ao lançamento de algo revolucionário para a marca: o primeiro SUV da Rolls-Royce! E agora revelou mesmo duas imagens de um protótipo do Cullinan pronto a ser testado em vias públicas, obviamente bem disfarçado por forte camuflagem e de que apenas mostra a dianteira, em que se destaca a sempre imponente grelha.
Este é, segundo a marca, o normal "modus operandis", ir informando os apreciadores do verdadeiro luxo e potenciais clientes dos seus produtos daquilo que está a fazer. Na verdade, há quem veja nas duas comunicações já feitas sobre o "Projecto Cullinan" uma tentativa da Rolls-Royce de desviar as atenções dos clientes mais endinheirados do SUV da Bentley, o
Bentayga, que já está no mercado. Ou seja, muito antes do seu modelo, apenas previsto para o primeiro semestre de 2018.
Em Abril, a Rolls-Royce divulgou imagens do carro que tem usado para desenvolver não só o sistema de tracção integral mas também a plataforma em alumínio que irá utilizar naquele que será o seu maior carro de sempre. Trata-se, basicamente, de toda a base mecânica do Cullinan disfarçada sob a carroçaria de um Phantom. Um veículo de testes que cumpriu a sua função, até o carro definitivo estar pronto, devendo agora recolher ao museu…
Agora, a lendária marca britânica volta à carga com novas revelações sobre o Projecto Cullinan… antes de enviar o seu protótipo para as estradas. E nem faz grandes segredos, explicando que irá ser visto em vários locais um pouco por todo o Mundo. Que a seguir ao Natal estará na região do Círculo Polar Árctico para testes sob temperaturas… ultracongelantes, para em 2017 se deslocar para o Médio Oriente para ser posto à prova nas escaldantes areias do deserto. E no "habitat" natural onde viverá grande parte da sua produção…
Com o Cullinan – é muito provável que o nome do projecto, que é o do maior diamante-bruto jamais encontrado, se mantenha no modelo final –, a Rolls-Royce não só está a desenvolver uma nova plataforma em alumínio como também novas suspensões. O objectivo, segundo a marca, é construir um carro
"que se guie por todo o lado e sem qualquer esforço". Um trabalho que deverá ser também aproveitado pela futura geração da sua maior berlina, o Phantom. Cuja produção terminou recentemente, devendo por isso, esperar-se a sua substituição para breve.
Curioso é o facto de, em toda a comunicação sobre o Projecto Cullinan, a Rolls-Roye nunca usar as siglas "SUV" ou "4x4", como se não fossem nobres o suficiente para se associarem ao seu enorme automóvel. Que, refira-se, apesar de as fotos não o esclarecerem, será quase certamente o primeiro "Rolls" com uma carroçaria de dois volumes…
Um SUV da Rolls-Royce é algo que ainda há muito pouco tempo seria atribuído a uma imaginação… delirante. A verdade é que o mundo muda muito e os mercados e a localização do dinheiro também! Nos ricos países do Médio Oriente não faltará quem esteja já a fazer adiantamentos para ser dos primeiros a ter o seu Rolls-Royce Cullinan. Mas China e Estados Unidos também não lhe ficarão atrás…