Pioneira no lançamento das chamadas berlinas-coupé, quando se arriscou com o primeiro CLS, há já 12 anos, a Mercedes não quer deixar de ser a referência e está já na fase final dos preparativos da terceira geração de um modelo que conheceu grande sucesso.
Lançado em 2005, o CLS conheceu nova geração em 2011 que foi alvo de "restyling" em 2014. Agora, é altura de renovar um modelo que, entretanto, recebeu a forte concorrência do Audi A7 Sportback e do BMW Série 6 Gran Turismo. O facto de a Mercedes já ter apresentado um CLS Final Edition é a prova de que a geração actual estará prestes a sair de cena, esperando-se que o novo modelo seja apresentado ainda este ano (Frankfurt em Setembro? Los Angeles em Novembro?), para comercialização em 2018.
As mais recentes fotos dos testes dinâmicos do futuro modelo ainda mostram pouco, por se manter a forte camuflagem, mas já se começam a perceber alguns detalhes, nomeadamente a forma geral da terceira geração do CLS. A linha do tejadilho parece ser mais alta na parte de trás, perdendo um pouco o ar de "coupé", talvez na busca de resolver uma das críticas feitas às anteriores gerações, o acesso aos lugares traseiros.
Outra diferença que a camuflagem mais leve deixa antever na parte de trás é uma mudança estética nas ópticas traseiras que deverão passar a ter um grafismo mais horizontal, como as do Classe S, em vez das "tiras" diagonais do modelo actual. Quanto à frente, parece ser mais baixa, com uma grelha revista e uma ópticas mais finas, o que significa que deverá ter um "look" mais agressivo e desportivo.
Dadas as recentes alterações nas designações dos seus modelos e pelo facto de o CLS partilhar plataforma e muitas das mecânicas com o novo Classe E, o rumor é de que também o seu nome irá mudar para… CLE. Contudo, é capaz de resistir à mudança, mantendo o nome CLS para indicar que é um modelo de uma classe acima. Outro rumor é que a terceira geração do CLS não deverá contar com a variante carrinha (Shooting Brake), cujas vendas terão ficado abaixo do esperado.
A nível de motorizações, o futuro CLS usará muitas das que já estão presentes, mas a única verdadeira novidade diz respeito ao topo-de-gama, ou seja, a versão AMG que deverá ser… menos vigorosa que antes. Espera-se que se fique pelo novo motor de seis cilindros em linha turbo de três litros, com 450 cv. E o motivo é simples: a AMG vai passar a ter sua própria berlina-coupé, com base no "concept" AMG GT mostrado em Genebra, essa sim com os mais poderosos motores V8 biturbo e não poderá haver concorrência interna…