O novo Suzuki Swift chega ao mercado nacional em Maio e, como não poderia deixar de ser, conta com muitas novidades face à geração anterior, que estava no mercado desde 2010.
DESIGN. A imagem é moderna e prima pela originalidade, o que é bom quando a maioria dos automóveis está cada vez mais parecida. Com 3,84 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,48 metros de altura, o novo Swift é mais largo (4,0 cm) mas mais curto (3,0 cm), apesar da bagageira ter crescido 54 litros, garantindo 256 litros.
HABITÁCULO. O aspecto é agradável, os bancos confortáveis, apesar de talvez sobrelevados ao estilo (semi) SUV. Mas a Suzuki poderia ter ido mais além no design e na qualidade geral dos plásticos, da mesma forma que foi no campo de detalhes como o volante "cortado", o painel de instrumentos ou o ecrã táctil de sete polegadas (opcional) estilo tablet, que marcam o ambiente.
Este ecrã é compatível com os sistemas Apple Car Play, Android e Mirror Link e pode associar-se a qualquer smartphone.
MOTORES. O 1.2 Dualjet4 de 90 cv, com um preço a partir de 16.100 €, será a grande aposta na fase de lançamento, tanto mais que a opção 4x4 (17.420 €) só deve estar disponível depois do verão. Na mesma altura, surge o 1.0 Boosterjet de 3 cilindros e 111 cv (16.949 €), proposto numa versão convencional ou híbrida (19.298 €), onde um motor eléctrico (3 cv) dá um "empurrão" nas acelerações, disponibilizando a (pouca) energia que é acumulada numa pequena bateria, para além de funcionar como motor de arranque e alternador. É engraçado, mas custa mais 2.000 euros...
Preços estimados
1.2 GLE 16.071 € (90 cv)
1.2 GLE CVT 17.557 €
1.2 GLX Semi-híbrido 18.305 €
1.2 GLE 4x4 17.420 €
1.0 Turbo GLE (111 cv) 16.949
1.0 Turbo GLX semi-híbrido 19.298 €
Campanha de desconto directo: 2.033 €, que podem ser acrescidos de 1.000 €, mediante financiamento nos serviços da marca.