O Ignis é o Suzuki mais "alegre e bem disposto" dos últimos tempos e isso é tão verdade na forma da carroçaria como no design do habitáculo, que foge ao aspecto "cinzentão" da maioria dos automóveis japoneses.
Chega ao nosso país em Abril, com preços que vão dos 12.820 aos 16.212 €.
DESIGN. Compacto nos seus 3,7 metros de comprimento, assume o aspecto de SUV urbano e entra num território que nos últimos anos tem sido um feudo do Fiat Panda. Original, leve, dinâmico e com um preço apelativo, tem todas as condições para ser um sucesso. Está disponível com 11 cores de carroçaria diferentes e propõe várias opções de personalização do exterior e do interior.
HABITÁCULO. Apesar dos 2,43 metros de distância há mais espaço do que se poderia imaginar e, para além disso, muitos porta-objectos merecem aplausos. Os 260 litros de volume da bagageira não impressionam ninguém, mas ela pode ser dilatada com o deslizamento longitudinal dos bancos, oferecendo 373 litros. Com os assentos rebatidos o volume chega aos 1.110 litros.
Estão disponíveis dois níveis de equipamento (GL e GLX) e qualquer deles tem propostas mais do que honestas. O sistema multimédia conta com um ecrã de sete polegadas, compatível com os sistemas Android e Apple CarPlay e câmara de visão traseira. No GLX a navegação é de série.
MOTORIZAÇÃO. A Suzuki propõe um motor 1.2 DualJet de 90 cv ou, em alternativa, o SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki), uma proposta híbrida (desde 15.054 €) que alia o bloco 1,2 a um pequeno motor eléctrico, que serve de motor de arranque nas paragens mais curtas durante o pára-arranca do tráfego urbano e é um assistente do bloco de combustão interna quando este está abaixo das 3 500 rpm, para além de recuperar a energia das desacelerações e travagens, que é armazenada numa pequena bateria de iões de lítio.
O Ignis está disponível nas versões 4x2 ou 4x4 com o sistema ALLGRIP, com um diferencial viscoso que reparte automaticamente o binário pelos dois eixos, de acordo com as condições de aderência. As versões 4x4 estão equipadas com uma caixa manual de cinco velocidades (MT), mas os 4x2 podem contar com uma automática robotizada (AGS).