![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
A Smart vai fazer a festa do 20.º aniversário no salão de Paris, que abre as portas na próxima semana e para assinalar a data desenvolveu o concept Forease, uma espécie de Fortwo Speedster.
Segundo a marca alemã este protótipo "vai mostrar aos visitantes do certame, que ainda o ignorem, que o Smart é um automóvel "cool". Com esta proposta os designers retomam o tema Crossblade, com um estilo speedster, sem tejadilho, portas ou pára-brisas. Esse modelo começou por ser um concept como o Forease, mas devido ao interesse que despertou, acabou por vir a ser produzido. Resta saber se a história se pode repetir…
O Forease foi pensado para ser conduzido a céu aberto, mas é menos radical do que o Crossblade. Não tem tejadilho, mas as portas e o pára-brisas (de reduzidas dimensões) estão presentes. Os arcos de protecção atrás dos bancos, o imponente difusor traseiro e as ponteiras de escape, vincam a imagem desportiva da carroçaria.
No interior o desenho e as bacquets contribuem para vincar o estilo, embora o desenho do tablier não fuja muito ao desenho tradicional dos modelos da última geração, em contraste com o desenho arrojado do volante, que mais parece saíde um avião de outros tempos.
Não é novidade que o futuro da Smart passa por motores eléctricos e, por isso, este concept adoptou a mecânica do Fortwo EQ, a proposta eléctrica do catálogo da marca. É uma forma de recordar que a partir de 2020 todos Smart só vão contar com uma motorização eléctrica.