A smart acaba de revelar as versões eléctricas do ForTwo Coupé e Cabrio, e pela primeira vez, do ForFour, que levará ao Salão Automóvel de Paris.
Os três modelos vão partilhar o mesmo propulsor eléctrico de 81 cv e 160 Nm de binário máximo, sendo que este motor estará associado a uma bateria de iões de lítio de 17.6 kWh que terá uma autonomia para 160 quilómetros, no caso do ForTwo Coupé, e 155 quilómetros para os outros dois modelos.
Isto irá permitir ao ForTwo Coupé acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,5 segundos, ao passo que o ForTwo Cabrio e o ForFour demoram 11,8 e 12,5 segundos respectivamente para cumprir o mesmo registo. Contudo, a velocidade máxima é comum aos três modelos e está electronicamente limitada aos 130 km/h, de forma a maximizar a eficiência de consumo.
Outra das novidades passa pelo tempo de carregamento, que está agora mais reduzido. Dependendo do país e da rede de energia, a smart afirma que as baterias poderão ser carregadas em menos de metade do tempo do modelo actual, sendo que a partir de 2017 estará disponível um novo carregador de 22k kW (opcional) que permite recarregar o veículo em apenas 45 minutos.
O primeiro destino dos ForTwo Electric Drive será os Estados Unidos - onde cerca de 25 por cento dos smarts vendidos são eléctricos -, país onde começarão a ser vendidos antes do final do ano. Já na Europa, o lançamento dos três modelos, ForFour incluído (não será vendido nos Estados Unidos e no Reino Unido), só vai acontecer no início de 2017.
Smart: Aposta total nos eléctricos