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Skoda "refrescou" os Rapid para o Verão

10:26 - 23-02-2017
 
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A Skoda vai refrescar a gama Rapid (berlina e Spaceback), com pequenos retoques estéticos exteriores e interiores, novos equipamentos e, talvez a parte mais interessante, a introdução do motor tricilíndrico 1.0 TSI em versões de 95 e 110 cv. Esta será uma das novidades da marca checa para a sua presença no salão automóvel de Genebra, devendo a comercialização desta nova versão das duas variantes do Rapid arrancar só no Verão.

Estranhamente, as mudanças introduzidas no desenho da dianteira do Rapid foram num sentido diferente do que ocorreu, recentemente, no Octavia. Agora, a frente destaca-se pelos faróis de nevoeiro numa posição mais baixa e pela barra cromada que une as ópticas, "contornando" a parte em que o emblema da Skoda se realça, entrando pela grelha. Aquilo que parece um detalhe é suficiente para transmitir ao Rapid um ar mais "encorpado".

A partir da versão Style, o Skoda Rapid recebe viu ainda o vidro traseiro ser prolongado, ganhando um ar mais refinado. As ópticas traseiras do Rapid, em forma de C, podem ser escurecidas, desde que equipadas, em opção, com a tecnologia LED. Este Skoda Rapid renovado mantém as dimensões do que está à venda desde 2012, o que significa continuar com as magníficas cotas das bagageiras, com 415 litros no Spaceback e 550 litros na berlina!

No interior, são também ligeiros os retoques no desenho do painel de instrumentos, nas saídas da ventilação e nas bolsas das portas, agora com mais arrumação. Mais atenção foi dada à conectividade dos ocupantes que passam a dispor de um ponto "hotspot" WLAN que lhes permite estar sempre "online". Os passageiros de trás têm também duas fichas USB (mais uma à frente) para ligar (e carregar) pequenos aparelhos portáteis.

Por fim, através da aplicação ŠKODA Connect no smartphone, o proprietário do Rapid pode aceder remotamente a informações sobre o seu automóvel, verificar se janelas, portas ou tecto de abrir estão bem fechados e ainda visualizar o nível de combustível que ainda tem no depósito.

A nível de motorizações, a maior novidade é a "entrada em funções" do 1.0 TSI (três cilindros, turbo, injecção directa) que virá substituir o 1.2 TSI. Com a vantagem de, por ser mais compacto, pesar menos 10 kg, além da maior eficiência do seu funcionamento resultar em menores consumos/emissões. Estará disponível em dois níveis de potência, 95 e 110 cv, tanto no Rapid como no Rapid Spaceback. Consumo de 4,4 l/100 km e aceleração até aos 100 km/h em 11 s no caso das versões de 95 cv, 4,5 l/100 km e 9,8 s nas de 110 cv.

Há ainda três outros motores na gama Rapid, todos com sistema start-stop e recuperação de energia de travagem. A gasolina haverá ainda o 1.4 TSI de 125 cv que será o mais rápido da gama, com aceleração até aos 100 km/h em 9 s. Nos Diesel, duas ofertas, com o 1.4 TDI de 90 cv a reivindicar o título de mais poupado (3,9 l/100 km) e ainda o 1.6 TDI de 116 cv (4,1 l/100 km).

Por fim, os novos Rapid contarão com algumas das mais recentes tecnologias de auxílio à condução, como travagem de emergência em cidade, assistência de arranque em subidas, sensores de estacionamento, detecção de fadiga do condutor, entre outros.
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